São Paulo anuncia que Lucas vai passar por intervenção no joelho; entenda

Lucas Moura sofreu um novo trauma há cerca de dois meses e segue afastado dos gramados

18 jul 2025 - 16h56
(atualizado às 18h17)
Lucas Moura (São Paulo) durante jogo contra o Fortaleza, no dia 02.05.2025
Lucas Moura (São Paulo) durante jogo contra o Fortaleza, no dia 02.05.2025
Foto: AGIF / Alamy Stock Photo

O atacante Lucas Moura, do São Paulo, passará por intervenção no joelho direito na tarde desta sexta-feira, 18, informou o clube por meio de nota. O procedimento será feito devido à dor persistente, apesar da boa evolução de sua cicatrização, que o jogador vem sentindo. Lucas está afastado dos campos há mais de dois meses, quando sofreu um novo trauma em 6 de maio.

Essa foi a segunda lesão seguida sofrida por Lucas. Isso porque, no dia 10 de março, durante a semifinal do Campeonato Paulista contra o Palmeiras, no Allianz Parque, ele teve uma lesão ligamentar e um estiramento da cápsula na região posterior do joelho direito. Após esse primeiro evento traumático, Lucas passou por reabilitação e teve evolução satisfatória, sendo liberado para o retorno gradual ao campo.

Publicidade

Mas no segundo jogo de seu retorno, contra o Alianza Lima, em 6 de maio, ele se machucou novamente. Nesse novo trauma foi provocada 'recidiva do quadro inflamatório local e um novo episódio de edema intra-articular, caracterizando uma reinjúria parcial', informou o clube.

Ele não passou por cirurgia. O que se seguiu foi um protocolo de reabilitação, incluindo imobilização temporária para o tipo de lesão, apresentando uma boa evolução.

'Alívio sintomático'

O procedimento que Lucas fará nesta tarde consiste na aplicação de uma injeção retrocapsular analgésica e anti-inflamatória, guiada por ultrassom. O objetivo é proporcionar um “alívio sintomático” e otimizar o retorno esportivo do atleta.

“Ressaltamos que a evolução do quadro clínico do atleta está dentro dos parâmetros esperados para uma lesão ligamentar com recidiva parcial”, afirmou Moisés Cohen, o consultou médico do São Paulo Futebol Clube.

Publicidade

“A biologia do processo cicatricial varia individualmente e não pode ser rigidamente interpretada de forma matemática. O respeito ao tempo biológico é fundamental para garantir um retorno seguro e sustentável ao esporte de alto rendimento, o que só ocorrerá com a melhora dos sintomas referidos pelo atleta”, complementou o médico.

No momento, dois meses depois da última lesão, Lucas está na fase final de cicatrização. A equipe médica segue acompanhando o atleta, que permanecerá fazendo reavaliações sistemáticas com foco na performance, segurança e longevidade de sua carreira esportiva. 

Confira o relatório médico divulgado pelo São Paulo na íntegra:

Neymar discute com torcedores após Danilo ser chamado de ‘mercenário’ em jogo contra o Flamengo
Video Player
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações