Com uma lesão no menisco do joelho esquerdo, Neymar tem seguido uma rotina de cuidados distinta do restante do elenco para tentar estar em campo no decisivo confronto contra o Juventude, nesta quarta-feira (3), às 19h30, no Alfredo Jaconi. A informação foi confirmada pelo jornalista José Edgar de Matos, do Globo Esporte.
Nos dois primeiros dias de preparação para o duelo, o clube concentrou todos os esforços em minimizar o incômodo no joelho do jogador.
Na segunda-feira (1), inclusive, Neymar não participou do treino tático comandado por Juan Pablo Vojvoda, a primeira atividade voltada especificamente para o Juventude. A ausência no campo reforça a preocupação do departamento médico em evitar qualquer sobrecarga antes da viagem a Caxias do Sul.
O último treino antes do embarque aconteceu na manhã desta terça-feira (2), no CT Rei Pelé. O craque, desta vez, participou normalmente dos trabalhos. Esta foi a última chance de Vojvoda ajustar o time que enfrentará o já rebaixado adversário.
A estratégia adotada pelo Santos é para preservar o joelho e impedir qualquer agravamento que coloque em risco a utilização de Neymar justamente no momento mais delicado da campanha.
O jogador atuou no sacrifício na vitória por 3 a 0 sobre o Sport, na sexta-feira (28), e foi determinante, mesmo usando uma fita adesiva elástica, uma faixa de estabilidade e uma meia de compressão da coxa ao tornozelo para suportar a dor. Após deixar o campo já nos acréscimos, o tratamento com gelo começou imediatamente.
Desde então, o atacante tem vivido uma rotina totalmente voltada à recuperação. Apesar das limitações, ele garantiu na entrevista pós-jogo que estará ao lado da equipe em Caxias do Sul, reforçando o comprometimento no momento decisivo da luta contra o rebaixamento.
Com 41 pontos, o Santos respira fora do Z-4 graças ao saldo de gols, já que tem um a menos que o Internacional, que abre a zona indesejada. Depois do duelo no Sul, o Peixe encerra o Brasileirão no domingo (7), às 16h, na Vila Belmiro, diante do Cruzeiro.