A Fifa, entidade máxima do futebol mundial, impôs um novo transfer ban contra o Santos, que está impedido de registrar novos jogadores. As informações foram divulgadas pelo GE.
De acordo com a publicação, a punição foi aplicada em decorrência de uma pendência do Alvinegro Praiano com o FC Arouca, de Portugal, relacionada à contratação do zagueiro João Basso, realizada em julho de 2023.
O novo transfer ban impediu o Santos de registrar o volante Christian Oliva, que estava no Club Nacional de Football, do Uruguai. Segundo o GE, o jogador já havia realizado exames médicos nas dependências do Peixe e conhecido o elenco santista.
Em janeiro deste ano, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) confirmou a punição aplicada, estabelecendo um prazo de 45 dias para que o clube quitasse a dívida de 2,56 milhões de euros (cerca de R$ 15,3 milhões na cotação atual) junto ao Arouca. No entanto, o pagamento não foi efetuado pelo clube brasileiro.
O transfer ban pegou a diretoria santista de surpresa, já que os dirigentes acreditavam que poderiam realizar o pagamento até o dia 26 deste mês.
João Basso foi contratado pelo Santos em julho de 2023 e possui contrato válido até dezembro de 2026. Até o momento, o defensor soma 36 partidas com a camisa da equipe.
Em 2024, o Santos já havia sido punido com transfer ban em duas ocasiões. No início daquela temporada, o clube foi condenado por uma dívida com o ex-treinador argentino Fabián Bustos. Posteriormente, sofreu nova punição por pendências financeiras com o auxiliar-técnico Lucas Ochandorena.