Pato elogia Djokovic por não tomar "picada experimental"

O jogador usou termos preconceituosos contra a vacina em uma lista com 17 argumentos

18 jan 2022 - 13h08
(atualizado às 16h55)

O atacante Alexandre Pato, que recentemente renovou o contrato com o Orlando City, dos Estados Unidos, fez uma longa postagem onde listou 17 motivos para idolatrar o tenista Novak Djokovic, que foi deportado da Austrália por não apresentar um comprovante de vacinação contra a covid-19.

Pato renovou recentemente com o Orlando City (Reprodução/Twitter)
Pato renovou recentemente com o Orlando City (Reprodução/Twitter)
Foto: Lance!

O jogador usou termos preconceituosos contra a vacina entre os argumentos que listavam ainda doações de Djokovic e resultados desportivos. Entre as frases, Pato chama a covid-19 de "vírus chinês", fala em "peste chinesa" e diz que o tenista recusou tomar a "picada experimental". Logo depois de postar, Pato apagou a publicação dos stories.

Publicidade

Lembrando que nenhuma vacinação contra a covid-19 no Brasil e no mundo é considerado "experimental" pelos órgãos de saúde responsáveis. Em documento divulgado em setembro de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) explica que todos os imunizantes passaram pelas verificações exigidas.

"Todas as vacinas em uso no Brasil tiveram condução de estudo de fase três de pesquisa clínica e já encerraram esta etapa", disse o comunicado.

Nas redes sociais, as falas de Alexandre Pato repercutiram mal. O jogador foi amplamente criticado, parando nos assuntos mais comentados do Twitter.

"Alexandre Pato jogou pelo Tianjin Tianhai por dois anos. Pelo jeito, o dinheiro da China não é tão amaldiçoado assim", disse um homem, ao listar as falas de Pato.

Publicidade

"Alexandre Pato defendeu Djokovic dizendo que, além de um grande atleta, pode escolher não se vacinar. NOJO!", postou um perfil de torcida do São Paulo.

Pediu desculpas

Mais tarde, o jogador emitiu um outro comunicado nas redes sociais pedindo desculpas pelos comentários e defendeu a vacinação contra a covid; Veja o texto na íntegra:

"Quero deixar claro a importância de todos os seres humanos se vacinarem! Eu tomei as minhas doses no exato momento em que fui liberado para tal. E acho importante que todos tenham essa consciência de se proteger e proteger quem está ao seu lado.

Na postagem, eu quis valorizar os feitos humanitários do Djokovic e também todas suas conqustas esportivas. Quando me dei conta de colocações no texto que não condizem com minha maneira de pensar, aí sim apaguei. 

Publicidade

Peço desculpas, pois não são palavras que regem minha vida e maneira de pensar. E reitero: todos temos de nos vacinar! Vacina salva vidas. Eu estou completamente vacinado e torço para que possamos sair dessa o quanto antes".

Quer ficar por dentro dos resultados e novidades dos esportes?
Ativar notificações