No último dia do Grand Prix de Hohhot, na China, o Brasil fechou sua participação na competição com quatro medalhas: uma prata e três bronzes - além de quatro quintos lugares. Mayra Aguiar (78kg) foi a responsável por faturar a prata, enquanto Samanta Soares (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Rafael Silva (+100kg) conquistaram o bronze.

Vale lembrar que o torneio marca a abertura oficial da classificação para o Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. No próximo dia 05 de junho a seleção se reapresenta e embarcará para um período de treinos no Japão nas cidades de Hamamatsu e Tóquio.

Publicidade

Mayra começou bem nas preliminares, vencendo Oyungerel Amarsaikhan, Zhenzhao Ma e Sama Hawa Camara, todas por ippon. A decisão pelo ouro marcou a reedição da semifinal do último campeonato mundial contra a japonesa Ruika Sato que, desta vez, levou a melhor sobre a brasileira, por ippon. Em três competições nesta temporada, Mayra acumula três medalhas: duas pratas e um bronze, e é a atual líder do Ranking Mundial.

No pódio do meio-pesado feminino, Samantha Soares garantiu a dobradinha brasileira ao lado de Mayra, depois de vencer a disputa pelo bronze contra a sul-coreana Yujin Park por waza-ari.

Os outros bronzes vieram com os pesos pesados Maria Suelen Altheman e Rafael Silva, o "Baby". Suelen caiu nas quartas para a chinesa Yan Wang, mas se recuperou na repescagem sobre Jiaqi Li, também da China, e bateu a francesa Anne Bairo por ippon na disputa pelo bronze.

"Baby" foi o melhor de sua chave, vencendo Zarko Culum e Roy Meyer para chegar à semifinal, onde parou para Duurenbayar Ulziibayar. Na luta pelo bronze, o brasileiro venceu Javad Mahjoub por ippon no golden score e garantiu seu segundo pódio internacional consecutivo depois de ser bronze também no Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia.

Publicidade
Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se