Laudo mostra que não houve violência na morte de jovem em apartamento de jogador do sub-20 do Corinthians

Estudante teve uma hemorragia que causou uma parada cardiorrespiratória, segundo laudo

25 mar 2024 - 09h26
(atualizado às 09h32)
Lívia Gabrielle da Silva Matos e Dimas Cândido de Oliveira Filho
Lívia Gabrielle da Silva Matos e Dimas Cândido de Oliveira Filho
Foto: Reprodução/Instagram

Um laudo da Polícia Científica de São Paulo comprovou que não houve violência na morte de Lívia Gabrielle, de 19 anos, e que nem ela e nem o jogador de futebol Dimas Cândido usaram drogas ou bebida alcoólica antes dela falecer. O documento foi obtido pelo Fantástico, da TV Globo.

O laudo foi concluído na última semana, e diz que não houve fratura e nem sinais letais de violência no corpo da jovem estudante. Também não foi encontrado esperma do jogador no corpo dela, o que comprova que os dois usaram proteção durante a relação.

Publicidade

Lívia morreu devido a uma ruptura de 5 cm na escavação retouterina, parte do corpo que fica entre o útero e o reto. Segundo o laudo, o ferimento foi causado por um “objeto contundente”, não especificado pelas autoridades.

Ao Fantástico, especialistas disseram que ela morreu de hemorragia com choque hemorrágico, e que o ferimento pode ter sido causado pela relação íntima com o jogador, mas que o caso é raro. O caso teria sido uma fatalidade que aconteceu por uma questão anatômica. Em casos de sangramento, é importante que o atendimento seja feito rapidamente.

A hemorragia pode não ter provocado dor, mas é possível que a jovem tenha sentido o problema já em estado de choque hemorrágico, com sintomas como tontura, taquicardia e perda de consciência, segundo os especialistas.

A defesa de Dimas diz que o jogador foi “testemunha de uma fatalidade”, e que os laudos evidenciam que houve consentimento na relação e não houve violência. A família de Lívia não quis se manifestar sobre o caso.

Publicidade

Atendimento do Samu

O Fantástico exibiu um depoimento da médica do Samu responsável pelo caso. Ela informou à polícia que a ambulância não conseguiu entrar no prédio porque o veículo não conseguiria passar pela cobertura do estacionamento. Por isso, a equipe de socorristas precisou andar cerca de 100 metros até o prédio e subir até o oitavo andar.

Foto: Globo

Dimas foi encontrado fazendo massagem cardíaca em Lívia, e falando ao telefone com um atendente do Samu, quando a equipe chegou ao apartamento. A médica assumiu a emergência, e não foi preciso fazer contenção porque a jovem não estava com sangramento ativo no corpo.

As câmeras de monitoramento do prédio mostraram que um dos socorristas voltou à ambulância para pegar um reanimador manual, que é usado em casos de insuficiência respiratória, porque o que eles haviam levado não estaria funcionando corretamente.

Desde o pedido de socorro até Lívia dar entrada em um hospital, foram 51 minutos. A estudante sofreu duas paradas cardiorrespiratórias no apartamento e mais duas antes de morrer.

Publicidade

A polícia investiga o caso como morte suspeita, e os relatórios médicos serão analisados para confirmar se Lívia tinha alguma doença. A defesa de Dimas criticou a demora no atendimento do Samu. A Prefeitura de São Paulo se pronunciou dizendo que a ambulância chegou ao prédio em 11 minutos, e que os socorristas foram retidos na portaria. Afirmou ainda que o atendimento se deu dentro do tempo previsto no protocolo de atendimento.

Entenda o caso

A estudante de enfermagem Lívia Gabrielle, de 19 anos, e o jogador de futebol Dimas Cândido, de 18, marcaram um encontro no dia 30 de janeiro no apartamento dele. Os dois se conheciam desde o ano passado e conversavam por mensagens com frequência há, pelo menos, três meses.

Eles tiveram relações íntimas na casa do jogador, e após uma segunda relação, a situação se complicou. Segundo Dimas, a jovem teve um mal súbito, desmaiou, e ele percebeu um sangramento nela. Ela foi hospitalizada, e ele ajudou a equipe médica a entrar em contato com a família dela.

O Samu foi acionado pelo jogador cerca de uma hora depois que a mulher estava na casa dele. Ele foi orientado a prestar os primeiros socorros.

Após presenciar a morte de Lívia Gabrielle, Dimas saiu de São Paulo e foi para Minas Gerais, onde treina pelo Coimbra. O atleta ainda tem um contrato de empréstimo com o Corinthians, clube ao qual foi cedido no ano passado. Seu vínculo vai até 2025.

Publicidade
Dimas Cândido chegou ao Corinthians em 2023, emprestado pelo Coimbra.
Foto: Reprodução/ Instagram @dimasf_10 / Estadão
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se