URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Por bate-boca, 20 atletas do Sporting são suspensos

Após derrota para o Atlético de Madrid na Liga Europa, presidente dos Leões criticou a postura de alguns jogadores, que responderam através de nota

7 abr 2018 - 11h11
(atualizado às 11h18)

Martelo batido! Após ameaçar, o presidente do Sporting Lisboa, Bruno de Carvalho, suspendeu 20 jogadores dos Leões, na noite da última sexta-feira, após estes rebateram alfinetadas públicas do mandatário. Tudo aconteceu nas redes sociais. Os atletas não podem frequentar as dependências do clube até segunda ordem e estão fora da partida contra o Paços de Ferreira, neste domingo, às 16h15, em casa, pela 29ª rodada do Campeonato Português.

O goleiro Rui Patrício, ídolo do Sporting e da seleção, iniciou a polêmica com o presidente (FOTO: MIGUEL RIOPA / AFP)
O goleiro Rui Patrício, ídolo do Sporting e da seleção, iniciou a polêmica com o presidente (FOTO: MIGUEL RIOPA / AFP)
Foto: Lance!

Os punidos são Rui Patrício, William Carvalho, Bruno Fernandes, Battaglia, Piccini, Palhinha, Coates, Acuña, Gelson, Podence, Bruno César, Montero, Bryan Ruiz, Rúben Ribeiro, Rafael Leão, Doumbia, Wendel, Coentrão e Ristovski. Mais tarde, o artilheiro Bas Dost aumentou a lista.

Publicidade

Ao contrário dos demais, o atacante holandês não compartilhou o texto de repúdio escrito pelo goleiro da seleção portuguesa e ídolo dos Leões, Rui Patrício, mas acabou punido por declarar solidariedade aos amigos. A imprensa portuguesa crava ainda que alguns jogadores foram dispensados. É o caso do lateral-esquerdo Fábio Coentrão, emprestado pelo Real Madrid. Ele seria devolvido.

E agora? Quem joga?

Com tanta baixa, o treinador Jorge Jesus conta apenas com sete jogadores para a partida. Além do time ser completado por jovens das categorias de base, há a possibilidade de alguns nomes do Sporting B, da segunda divisão, serem chamados às pressas.

A equipe de Lisboa está em terceiro no Campeonato Português, com 65 pontos, seis atrás do líder Benfica, a seis rodadas do fim da competição. As poucas chances de título no nacional somaram-se à derrota de 2 a 0 para o Atlético de Madrid, na última quinta-feira, pela ida das quartas de final da Liga Europa. Tal revés foi o pivô da polêmica.

Publicidade

Entenda o caso

Após o revés dos Leões,o presidente do clube utilizou o Facebook para criticar publicamente algumas escolhas dos jogadores durante os 90 minutos.

- Gelson aos 32m isolado frente a Oblak, em vez de 'fuzilar' para a esquerda, tenta colocar em jeito, mas sem força, para o lado direito perdendo um golo que já quase se gritava. De 11, em vez de 22 como queria, fomos 9, muitas vezes, e isso paga-se caro... Fábio e Bas Dost 'não quiseram jogar' em Alvalade, com faltas para amarelo que nunca poderiam ter feito. [...] - postou o dirigente, no Facebook, mas só para os amigos dele na rede social.

Apesar do sigilo, a publicação vazou e chegou aos jogadores, que divulgaram uma nota de repúdio às palavras do mandatário. O primeiro a divulgá-la foi o goleiro Rui Patrício, no Instagram. Depois, os citados acima compartilharam a mensagem, cujo um dos trechos dizia o seguinte:

" Em nome de todo o plantel do SCP, espelhamos neste texto o nosso desagrado, por vir a publico as declarações do nosso Presidente, após o jogo de ontem, no qual obtivemos um resultado que não queríamos… a ausência de apoio, neste momento…, daquele que deveria ser o nosso líder. Apontar o dedo para culpabilizar o desempenho dos atletas publicamente, quando a união de um grupo se rege pelo esforço conjunto, seja qual for a situação que estejamos a passar, todos os assuntos resolvem-se dentro do grupo".

Publicidade

Tréplica do presidente, que ameaça e suspende os jogadores

A postura dos jogadores causou uma tréplica de Bruno de Carvalho, que ameaçou suspendê-los, também através do Facebook. Rolou um boato de possível boicote dos atletas aos treinos, mas eles compareceram à atividade, embora pouco depois fossem notificados da suspensão.

Veja também

Entrevista: Neymar se vê mais "cascudo" às vésperas da Copa
Video Player
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações