Veja horários das modalidades em que o Brasil tem chance de medalha inédita nos Jogos de Inverno

Delegação brasileira terá 14 atletas competindo em cinco modalidades

6 fev 2026 - 19h32
(atualizado às 20h49)
Resumo
O Brasil compete em cinco modalidades nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina, com destaque para Lucas Braathen no esqui alpino, Nicole Silveira no skeleton e Pat Burgener no snowboard, e busca medalhas inéditas.
Lucas Pinheiro Braathen
Lucas Pinheiro Braathen
Foto: Reuters

O Time Brasil chega cercado de expectativa aos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina. Com uma delegação de 14 atletas, os brasileiros vão competir em cinco modalidades com a possibilidade de um pódio inédito nos próximos dias.

A principal esperança atende por Lucas Pinheiro Braathen, especialista no slalom e slalom gigante. O norueguês-brasileiro atualmente ocupa a vice-liderança do ranking mundial do esqui alpino e está entre os favoritos para a prova. 

Publicidade

Em novembro de 2025, ele venceu a etapa de Levi, na Finlândia, da Copa do Mundo de esqui alpino. A disputa masculina da modalidade slalom gigante começa em 14 de fevereiro, na pista de Bormio, com a primeira descida a partir das 6h (horário de Brasília). Pouco depois, às 9h30, tem a descida que vale medalha. 

Dois dias depois, em 16 de fevereiro, tem o slalom: a primeira descida será a partir das 6h, e a segunda e decisiva está marcada para as 9h30.

Quem também chega à Itália com moral é Nicole Silveira. A gaúcha de 31 anos conquistou a quarta colocação do Mundial de Skeleton, em Lake Placid, nos Estados Unidos, em 2025. 

A vaga da brasileira no evento foi conquistada após a medalha de bronze na etapa de St. Moritz da Copa do Mundo. A programação do skeleton começa em 13 de fevereiro, na pista de Cortina d'Ampezzo, com a primeira bateria marcada para a partir das 12h. A final acontece no dia 14, às 15h35

Publicidade

Outro nome para ficar de olho é o de Pat Burgener, do snowboard. O atleta nascido na Suíça optou por defender o Brasil - País onde a mãe libanesa foi refugiada e morou por mais de 10 anos.

Ao longo de sua carreira, ele tem a regularidade como marca registrada: são 22 top-8 em 43 etapas de Copa do Mundo disputadas. As provas de halfpipe começam em 11 de fevereiro nas instalações de Livigno, na Lombardia, com as baterias qualificatórias a partir das 15h30. A final está marcada para o dia 13, no mesmo horário.

Na Itália, o Brasil também terá representantes no esqui cross-country e bobsled -- a disputada em duplas e equipes de quatro pessoas. Manex Silva, Eduarda Ribeiro, Bruna Moura, Augustinho Teixeira, Christian Soevik, Giovanni Ongaro, Edson Bindilatti, Davidson de Souza, o Boka, Luís Bacca, Rafael Souza e Gustavo Ferreira completam o Time Brasil.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações