A IberCup 2025, maior competição de futebol infantil do mundo, acontece no Rio de Janeiro e São Paulo, reunindo mais de 7 mil atletas e um recorde de 39 equipes estrangeiras entre as categorias Sub-7 e Sub-14.
A IberCup 2025 começou na última segunda-feira, 14, com uma marca a ser comemorada. Em uma edição dupla em Rio de Janeiro e São Paulo, o maior campeonato de futebol infantil do mundo conta com o recorde de 39 equipes estrangeiras na disputa entre as categorias Sub-7 e Sub-14.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Esses times vêm de Austrália, Chile, Equador, Peru e Estados Unidos. Já entre os representantes brasileiros, há clubes como os tradicionais Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Botafogo, Vasco e Athletico.
Lançada em Portugal, em 2009, a competição desembarcou no Brasil pela primeira vez em 2018. Desde então, misturou culturas e recebeu equipes juniores da elite do futebol europeu.
“Um dos principais objetivos da IberCup é contribuir no processo de formação dos atletas, dar visibilidade para eles, tendo em vista a quantidade de observadores técnicos que se fazem presentes. Hoje, muitos atletas, após o campeonato, já são encaminhados e direcionados para um clube, tanto já com situações de permanência para ficar, como em outros casos para passar por um período de avaliação”, explica o CEO do projeto, Márcio Lima.
O principal objetivo da competição é a descoberta de novos nomes para o futebol mundial. Neste ano, são mais de 7 mil atletas e 400 equipes entre as disputas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Ao todo, dois hotéis foram integralmente reservados para hospedar crianças e adolescentes, entre meninos e meninas, que sonham em seguir carreira no futebol.
Para receber familiares, amigos e torcedores, a organização do evento preparou uma série de atrações e atividades que complementam a experiência oferecida pela IberCup.
“Durante a competição, a gente monta um espaço de entretenimento, que é a Arena dos Craques. Entendemos que a experiência do nosso torneio é muito mais do que o futebol. Oferecemos parque aquático, parque inflável, área gamer, espaço pai, espaço mãe, salão de beleza, barbeiro, fisioterapia, lounge. São serviços para que a gente possa receber as famílias. Organizamos palestras com convidados do ramo esportivo, como observador técnico, coach esportivo e nutricionista. Tudo pensando na experiência completa em torno do evento”, completa Márcio.
Para auxiliar no desenvolvimento da garotada, a IberCup também conta com a presença do treinador mental Wellington Júnior, responsável pelo Talk Coach TreinaMenteFut.
“Muitos jovens entram no clube pelo talento, mas saem por falhas comportamentais. Nosso papel aqui é mostrar que a mentalidade e o apoio familiar são tão importantes quanto a técnica", conta Júnior.
A primeira parte da competição está sendo realizada no Rio de Janeiro. Na sequência, em 21 de julho, tem início a etapa de São Paulo, com término previsto para o dia 27.