O Vitória começou o Campeonato Brasileiro com vitória ao bater o Remo por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Barradão. Após um primeiro tempo mais travado, o Rubro-Negro cresceu na etapa final e garantiu o resultado com gols de Renato Kayzer e Baralhas.
Em entrevista coletiva, o técnico Jair Ventura celebrou o resultado, destacou a força do elenco e explicou mudanças na equipe titular, como a entrada de Matheuzinho no lugar de Erick.
"No nosso planejamento estava uma vitória hoje, mas não estava perder o clássico. Quero parabenizar os atletas, primeira vez em 17 anos que o Vitória vence na estreia. Conversei com Erick sobre a mudança. Não converso quando eles vão ser titulares, mas quando é com um cara que me ajudou demais no ano passado e não começou bem no ano, mas estava bem nos treinos… Mas, por meritocracia, achamos que tinha que ter uma oportunidade para Matheuzinho."
O treinador ressaltou a importância das substituições e do banco de reservas na construção do resultado.
"O banco foi importantíssimo, muita gente não queria ver Fabri nem pintado de ouro, hoje ele entra e muda o jogo. Mostra a força coletiva da equipe, sem vaidade. Esse é o espírito que construímos desde o ano passado."
Jair também comentou o retorno de Marinho ao clube, apresentado ao torcedor, mas ainda sem data definida para estreia, pedindo paciência no processo de adaptação.
"Muito feliz. Extremamente identificado, vitorioso onde passou. Isso vai ter peso para ele reencontrar o melhor futebol. Vai chegar para agregar, força, arraste, finalização de média e longa distância. Muita gente pedindo ele hoje. Martínez chegou há 15 dias e ainda não foi relacionado. Temos que ter calma."
Ao falar sobre os objetivos do Vitória no Brasileirão, o técnico reforçou o discurso de cautela e competitividade jogo a jogo.
"O Vitória é um gigante, torcida apaixonada, vamos encarar todos os nossos adversários como confrontos diretos. Nosso campeonato é fazer de todo jogo uma final de Copa do Mundo e ver onde a gente pode chegar no final dele."
O treinador também analisou pontos a melhorar, principalmente a ansiedade demonstrada no primeiro tempo.
"Muito ansiosos no primeiro tempo. Temos que entender que vai ter jogos que vamos defender mais, outros que vamos jogar mais. São variações que podemos fazer."
Sobre a sequência da temporada, Jair afirmou que o foco será dividido entre a classificação no Campeonato Baiano e a preparação para o próximo desafio no Brasileiro.
"Vamos jogo a jogo. Temos que nos classificar no estadual. Fizemos planejamento para estrear com vitória na Série A, mas queremos classificar no Baiano."
O Vitória volta a campo neste domingo, às 16h, contra o Barcelona de Ilhéus, pelo Campeonato Baiano. Pela Série A, o próximo compromisso será na quarta-feira, diante do Palmeiras, na Arena Barueri, às 21h30.