Repaginado, Melhor do Mundo Fifa tem Neymar 'azarão' e CR7 favorito

23 out 2017 - 09h02
(atualizado às 09h02)

Repaginado, o prêmio dado pela Fifa aos melhores jogadores, treinadores, goleiros e gols mais bonitos do mundo, intitulado "The Best", acontece nesta segunda-feira, em Londres. Além de todas as mudanças promovidas já na última edição, no começo deste ano, é a primeira vez em que o evento não é realizado em Zurique, na Suíça. O período de avaliação dos concorrentes e o formato de votação também são novidades.

Com o objetivo de facilitar os critérios de avaliação dos jogadores e técnicos indicados, a principal alteração em relação ao prêmio anterior, vencido por Cristiano Ronaldo, diz respeito ao calendário. A partir de agora, a entrega do prêmio da entidade máxima do futebol será em outubro e vai honrar a melhor performance durante a temporada europeia - e não mais durante o ano-calendário.

Publicidade

Desta forma, o português CR7 tenta a quinta conquista do troféu, que o igualaria ao argentino Lionel Messi, com o que foi desempenhado na temporada 2016/17. Como vem sendo desde 2008, o camisa 10 do Barcelona é seu principal concorrente ao título. Neymar, repetindo a premiação de 2015, aparece como 'azarão' entre os finalistas. O brasileiro Kaká venceu justamente em 2007, último ano antes da hegemonia de Messi e Ronaldo.

O dono da camisa 7 do Real Madrid é considerado o grande favorito ao prêmio devido à atuação dos merengues na temporada em avaliação. Com as conquistas da Supercopa da Europa, Mundial de Clubes, Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões, o Real Madrid alcançou algo até então inédito nos 115 anos de história: quatro troféus em uma mesma campanha.

A Fifa se desvencilhou da parceria com a France Football em 2015. A partir disso, então, a tradicional revista francesa passou a fazer a entrega da Bola de Ouro de maneira independente. Vale ressaltar que o formato de votação também será novidade nesta edição do prêmio Fifa. Os treinadores e capitães das seleções filiadas somam 50% dos votos, mas, como inovação, o público terá um peso de 25% nas escolhas. O restante fica a cargo dos jornalistas.

A premiação não se restringe apenas ao melhor jogador. A Fifa ainda dará a honraria à melhor jogadora, melhores treinadores do futebol feminino e masculino, além do Prêmio Puskás, dado ao gol mais bonito do período.

Publicidade

Confira todos os concorrentes abaixo:

Melhor jogador: Cristiano Ronaldo (Portugal/Real Madrid), Lionel Messi (Argentina/FC Barcelona), Neymar (Brasil/FC Barcelona/Paris Saint-Germain);

Melhor jogadora: Deyna Castellanos (Venezuela), Carli Lloyd (USA), Lieke Martens (Holanda);

Melhor técnico do futebol masculino: Massimiliano Allegri (Itália/Juventus), Antonio Conte (Itália/Chelsea), Zinedine Zidane (França/Real Madrid);

Melhor técnico/técnica do futebol feminino: Nils Nielsen (Dinamarca), Gerard Precheur (França/Lyon), Sarina Wiegman (Holanda);

Melhor goleiro: Gianluigi Buffon (Itália/Juventus), Keylor Navas (Costa Rica/Real Madrid), Manuel Neuer (Alemanha/Bayern)

Prêmio Puskás: Kevin-Prince Boateng, Alejandro Camargo, Deyna Castellanos, Moussa Dembele, Olivier Giroud, Aviles Hurtado, Mario Mandzukic, Oscarine Masuluke, Nemanja Matic, Jordi Mboula.

Publicidade
Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se