City deve perder pontos e enfrentar rebaixamento, mas não vai à 4ª divisão, avalia jornal inglês

Clube de Manchester é considerado culpado em 114 denúncias de violação financeira; expectativa é de rebaixamento à 2ª divisão inglesa

19 out 2026 - 14h50
Manchester City deverá perder pontos e ser rebaixado para a 2ª divisão após violações financeiras, avalia jornalista inglês
Manchester City deverá perder pontos e ser rebaixado para a 2ª divisão após violações financeiras, avalia jornalista inglês
Foto: Alamy / Victor Sousa

A consideração de culpa por 114 violações financeiras, cometidas ao longo de nove temporadas na Premier League, deverá render a perda de pontos e o rebaixamento do Manchester City. A expectativa, no entanto, é de que os Citizens sejam relegados à segunda divisão, ao invés de serem expulsos das quatro principais ligas do futebol inglês, avaliou Oliver Holt, editor de esportes do jornal Daily Mail. 

A punição exata e sua data para divulgação ainda não foram revelados. Há a expectativa, ainda assim, que de que o clube receba uma outra penalidade, que provocaria a perda de pontos na temporada de 2027/28, em que o City já estaria na segunda divisão. Ou seja, a equipe ficaria pelo menos dois anos no Campeonato da Liga de Futebol Inglesa, como é chamada a 'Série B' da Inglaterra. 

Publicidade

Holt considera, por outro lado, que é 'extremamente improvável' que o City seja expulso das quatro principais ligas do futebol inglês. Segundo o jornalista, a Premier League e a Liga de Futebol Inglesa (EFL, em inglês) não estariam dispostas a buscar a expulsão do clube. 

Pesam contra o City 114 denúncias de violação financeira, sobre as quais o clube foi acusado no início de 2023. Uma comissão independente da Premier League considerou a equipe de Manchester culpada pelos desvios, que teriam sido cometidos entre as temporadas de 2009/10 e 2017/18.

Segundo as denúncias, o clube teria usado acordos comerciais fictícios com patrocinadores: enquanto parte dos valores de patrocínios eram pagos pelos anunciantes, o restante era aportado pelo grupo que, até então, era proprietário do clube, o Abu Dhabi United Group Investment & Development (ADUG). 

A prática buscava elevar artificalmente as receitas e, ao mesmo tempo, reduzir os custos declarados pelo clube em mais de 900 milhões de libras esterlinas (R$ 6,2 bilhões) no período. A comissão da Premier League apontou que o City apresentou contas incorretas, além de ocultar sua real situação financeira de auditores e órgãos reguladores do futebol. 

Publicidade

O clube também é acusado de ultrapassar o teto de gastos do Campeonato Inglês e de não ter cooperado durante os quatro anos de investigação. Pelo contrário, o City teria coordenado esforços para interromper e dificultar o órgão, sinalizou a comissão. 

O Manchester City é o atual líder da Premier League. Os Citizens têm 100% de aproveitamento na temporada de 2026/27, com 21 pontos anotados e sete vitórias em sete jogos. 

Desabafo de jogadores e Memphis: veja como foi a apresentação de Seedorf no Corinthians
Video Player
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações