URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Técnica finalista da Copa Feminina pode assumir seleção masculina da Inglaterra

Federação inglesa cogita treinadora holandesa como substituta de Southgate

17 ago 2023 - 13h05
(atualizado às 14h32)
Sarina Wiegman
Sarina Wiegman
Foto: Carl Recine/REUTERS

A técnica das Lionesses, Sarina Wiegman, aparece como umas das candidatas da Associação Inglesa de Futebol para assumir o comando da equipe masculina da Inglaterra, após o fim do contrato de Gareth Southgate, em 2024. O treinador ingles cogitou deixar a seleção depois da eliminação na Copa do Catar.

Sua possível substituta é a primeira mulher a chegar a duas finais de Mundial com duas seleções diferentes no futebol feminino.

Publicidade

"As pessoas sempre dizem que homem é o melhor para o trabalho. Por que tem que ser um homem? Acho que nossa resposta é sempre: 'é a melhor pessoa para o trabalho'. Achamos que a Sarina está fazendo um ótimo trabalho e esperamos que continue assim por muito tempo, acho que ela pode fazer o que quiser no futebol", disse o presidente-executivo da FA, Mark Bullingham.

Sarina também é cotada a treinar a equipe feminina dos Estados Unidos, eliminada nas oitavas de final da Copa. Com o pedido de demissão do treinador Vlatko Andonovski, na última quarta-feira 16, a holandesa aparece entre as mais indicadas ao cargo.

Gareth Southgate pode ser substituído pela primeira mulher a treinar a seleção masculina principal da Inglaterra
Foto: Eddie Keogh FA via Getty Images

"É a melhor pessoa para o trabalho. Se essa pessoa é uma mulher, então por que não? Você analisa o perfil para qualquer trabalho naquele momento específico e eu acho que há um perfil diversificado realmente forte de homens e mulheres para qualquer grande trabalho nacional. Não gosto da mentalidade de que tem que ser um homem", avaliou o dirigente.

Nomes como Graham Potter, Frank Lampard e Eddie Howe também são indicados para substituir Southgate, que assumiu o cargo em setembro de 2016. Os números de Wiegman à frente da equipe feminina desde 2021 impressionam a federação inglesa.

Publicidade

"Sarina está fazendo um ótimo trabalho e queremos que ela continue. Não gostamos de sugerir que a equipe masculina está acima disso. Sei que você não estava, mas algumas pessoas sugerem isso", disse Mark Bullingham em entrevista à um repórter da ESPN local.

Um ano após conquistar a Eurocopa Feminina, Wiegman vai buscar o título inédito com as Leoas no próximo domingo, contra a Espanha, no Olímpico de Sidney, às 7h.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações