O desembarque do Botafogo no Aeroporto do Galeão após a eliminação para Chapecoense na Copa do Brasil ficou marcado pelo clima de protesto e tensão. Mesmo sem contato direto com jogadores, os torcedores cercaram o ônibus da delegação, gritaram contra os atletas e aumentaram a pressão sobre o elenco depois da derrota por 2 a 0 em Santa Catarina.
Vídeos publicados nas redes sociais mostraram integrantes de uma das organizadas próximos ao ônibus enquanto xingavam e cobravam atletas do grupo alvinegro. Policiais militares e seguranças do clube acompanharam toda movimentação no aeroporto a fim de evitar problemas maiores e contatos físicos.
A manifestação permaneceu controlada, embora torcedores tenham chutado grades em meio ao clima quente, até a chegada do ônibus da delegação. Depois disso, a confusão aumentou, e a polícia dispersou o grupo com gás de pimenta.
🚨 Fúria Jovem, torcida organizada do Botafogo, protesta no aeroporto na chegada do time ao Rio de Janeiro após eliminação para a Chapecoense:
"Essa p**** aqui é o Botafogo, car****! Vocês estão achando que estão na Disney?"
🎥 Fúria Jovem pic.twitter.com/Kw0fdqOLKa
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) May 15, 2026
Barboza entre os alvos do protesto
A cobrança ficou mais intensa quando o zagueiro Barboza ouviu ofensas direcionadas a ele enquanto os atletas aguardavam para deixar o local. Parte dos presentes gritou "traíra" e cobrou "respeito ao Botafogo", enquanto o defensor, claramente incomodado, tentou dialogar com alguns alvinegros.
Os gritos se referem à negociação do zagueiro com o Palmeiras, que deve ser oficializada muito em breve. O plano do Alvinegro passa por utilizá-lo até o limite antes de sua transferência definitiva, ou seja, pelos 12 jogos possíveis no Brasileirão.
🚨🚨 NOVAS IMAGENS DO PROTESTO E MOMENTOS REVELAM QUE BARBOZA NÃO GOSTOU DE ALGUNS COMENTÁRIOS AO TENTAR FALAR COM A TORCIDA!
🎥: Instagram/furiajovembondes2001 pic.twitter.com/O2UQAzt2MT
— Organizadas do Botafogo (@orgbfr) May 15, 2026
Como fica a situação do Botafogo?
O Alvinegro adiou novamente o sonho de conquistar a inédita Copa do Brasil e, desta vez, caiu antes mesmo das oitavas de final. A equipe havia vencido o jogo de ida e chegou a Santa Catarina com vantagem de um gol, mas sofreu a virada e perdeu por 2 a 0 na noite dessa quinta-feira (14), na Arena Condá.
Marcinho e Bolasie marcaram ainda no primeiro tempo, enquanto Anderson evitou uma reação carioca na reta final com defesas importantes. Nos acréscimos, a Chapecoense aproveitou a presença do goleiro Neto em sua área para fazer o terceiro gol da noite, mas o lance acabou anulado por impedimento.
O clube agora volta atenções para o Campeonato Brasileiro, em busca de uma retomada. Isso porque o Alvinegro soma apenas uma vitória nos últimos cinco jogos e ocupa a 12ª colocação com 18 pontos, um a mais em relação ao Grêmio — primeiro time do Z4. A equipe recebe o Corinthians neste domingo (17), às 16h, pela 16ª rodada da competição.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.