URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Arena Pernambuco: plano de mobilidade deve priorizar transporte motorizado

26 jun 2013 - 15h51
(atualizado em 27/6/2013 às 09h47)
<p>Superintendente da CBTU, José Renato considera inviável liberação de bicicletas mesmo em dias de jogos do Náutico</p>
Superintendente da CBTU, José Renato considera inviável liberação de bicicletas mesmo em dias de jogos do Náutico
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra

Em diversas reportagens do Terra desde antes do início da Copa das Confederações foi questionada a falta de atenção aos ciclistas e a prioridade dada às explicações aos motoristas que querem ir de veículos à Arena Pernambuco. Em entrevista realizada para avaliar os serviços públicos no Estado após a realização do torneio preparatório para o Mundial de 2014, o governo respondeu sobre algumas questões nesse âmbito.

Publicidade

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

Questionado sobre a dificuldade dos turistas que devem chegar ao País em maior número na Copa do Mundo para utilizar os bolsões de estacionamento que serão criados, o secretário Ricardo Leitão lembrou que os visitantes também podem se dirigir a esses pontos da cidade através da rede de ônibus ou mesmo de táxi, para de lá pegarem o ônibus que deixará os visitantes nas proximidades da Arena Pernambuco.

"A gente procurou fazer com que as pessoas em seus veículos chegassem o mais próximo da Arena e de lá pegassem os ônibus para de lá acessarem o estádio. O risco de engarrafamentos pode existir, mas é menor do que se a gente deixasse as pessoas acessarem a BR-408 e não tivessem onde estacionar", explicou ele, lembrando que não será possível operar nenhum desses "terminais provisórios de integração" na zona norte do Recife, porque a região fica a mais de 10 quilômetros do estádio.

Publicidade

A expectativa do Governo do Estado é de criar 10 mil vagas em seis estacionamentos para o Mundial de 2014: UFPE (4 mil), Parqtel (2 mil), Ceasa (2 mil), Parque de Exposições do Cordeiro (800), Tip (600) e Justiça Federal (600).

De lá, os torcedores seguirão em ônibus, de maneira semelhante ao esquema adotado nos três jogos para transporte dos portadores de ingressos entre a Estação Cosme e Damião do Metrô e a Arena Pernambuco.

Após o jogo Uruguai x Taiti, no último domingo, circula na internet foto de ofício supostamente colocado pela administração do metrô avisando que não seria possível a entrada de bicicletas nos trens no dia da última partida da Copa das Confederações.

Na sexta, antes do início do torneio, o Terra já havia feito reportagem e esclarecido que havia decisão nesse sentido que valeria para todos os jogos, mas que a assessoria do órgão não havia sido informada para repassar aos órgãos de imprensa.

Publicidade

Depois da realização dos três jogos e de ciclistas denunciarem ter ido até as estações de metrô por não saberem que o tráfego de bicicletas não seria permitido no domingo, o superintendente interino da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos, José Renato, garantiu: "estamos preocupados com a questão de comunicação visual, essa verba já estamos pedindo para o Governo Federal e nós vamos fazer também essa melhoria que é importantíssima", disse ele, se referindo ao Mundial de 2014.

Suzy Domingos postou foto do ofício criticando o metrô do Recife e pediu o direito de levar sua bicicleta diariamente nos trens do metrô
Foto: Suzy Domingos / Divulgação

Depois de postar imagem do ofício no grupo da Bicicletada Recife, a arquiteta Suzy Domingos disse como se sentiu ao tentar embarcar com a bicicleta. "Fiquei revoltada porque havia me programado para pedalar na ciclofaixa de domingo... Mas como, se eu não podia entrar no metrô de bike!? E detalhe: no sábado peguei o metrô na mesma estação e não tinha cartaz nenhum. Já a ciclofaixa, amanhã é feriado, mas não vai funcionar. É muita divergência nas informações(...). Em São Paulo me parece que existe um vagão exclusivo para os ciclistas usarem diariamente. Esse povo parece que não pensa (...). Você imagina como se nosso planejamento urbano tivesse pelo menos 70% de ciclovias, o trânsito ia reduzir pela metade. Enfim, o resultado é que voltei para casa, deixei a bike e sai de carro, infelizmente".

Já o coordenador de Operações do Grande Recife Consórcio de Transportes, Mário Sergio, explicou que existem quatro locais para colocação de bicicletas em terminais integrados de passageiros da Região Metropolitana do Recife: Tancredo Neves, Aeroporto, Cajueiro Seco e Igarassu, que não tem metrô nas proximidades.

Ele, no entanto, disse que a divulgação desses espaços é feita apenas quando são inauguradas as estações de passageiros e acabou sem comentar a possibilidade de implementar ações para que turistas e recifenses saibam da possibilidade de ir de bicicleta às partidas na Arena Pernambuco.

Publicidade

Sobre a possibilidade de permitir a entrada de bicicletas nos domingos de jogos do Náutico, o superintendente do metrô praticamente descartou a possibilidade, apesar de em outras perguntas ter afirmado que ainda precisava consultar a Federação Pernambucana de Futebol e o Grande Recife para confirmar o esquema de transporte para o Brasileiro.

Recife comemora resultados na Copa das Confederações
Video Player

Ele admite que o número de passageiros no sistema ferroviário cai a um terço do normal nos domingos, mas acredita que em dias de jogos poderia criar um transtorno para passageiros e ciclistas a entrada das bicicletas. Assim, dificilmente o bicicletário para quase 500 vagas comprado pelo Governo do Estado ficará lotado.

Mesmo após a inauguração do bicicletário na área do estádio, no último domingo, é evidente a falta de uma política para viabilização da utilização da bicicleta como alternativa para os torcedores que querem ir à Arena Pernambuco pedalando. Assim como fica claro pela fala dos gestores que o veículo motorizado ainda continua sendo priorizado, mesmo que em paralelo sejam feitas conexões com outros meios de transporte, como as linhas especiais de ônibus e o metrô.

Fonte: Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações