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Fifa responde reportagem do Terra sobre localização de assentos na Arena Pernambuco

24 jun 2013 - 19h15
(atualizado às 19h15)

Após publicação de reportagem sobre problemas que torcedores enfrentaram nos dois primeiros jogos realizados na Arena Pernambuco, especialmente em relação à falta de bebidas e localização dos ingressos, a reportagem do Terra recebeu resposta da Fifa.

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A entidade afirma que "assim como para qualquer outro evento, os assentos são automaticamente distribuídos. Na hora da compra, o sistema automática e imediatamente indica um a um os melhores assentos disponíveis dentro da categoria escolhida. Compreendemos que para os brasileiros, a prática de lugares pré-determinados é uma experiência nova. No entanto, e como as categorias têm delimitações físicas umas com as outras, inevitavelmente alguém que comprou um ingresso de uma categoria mais cara se sentará perto de alguém com ingressos mais baratos".

Mesmo assim, o advogado Thiago Rocha Leandro (ligado a grupos de Direitos Humanos) afirma que os torcedores que se sentiram lesados podem tentar obter indenização equivalente ao valor pago pelos ingressos e danos morais através do Juizado de Pequenas Causas. Para o jurista, apesar de a Fifa argumentar que o sistema de distribuição dos assentos ser previsto nos contratos, "é dever das entidades organizadoras das competições garantir conforto e segurança ao torcedor dentro das praças esportivas".

"O próprio estatuto do torcedor dá guarida a este entendimento, garantindo ser assegurado ao torcedor partícipe o acesso a transporte seguro e organizado, direito à higiene e à qualidade das instalações físicas dos estádios e dos produtos alimentícios vendidos no local, sendo vedada a imposição de preços excessivos, que os estádios possuam sanitários em número compatível com sua capacidade de público, em plenas condições de limpeza e funcionamento", afirmou o advogado.

A resposta da entidade internacional quanto às lanchonetes, que também são tema da reportagem, afirma que "a Fifa revisou em conjunto com a concessionária o programa de alimentos e bebidas dos jogos até agora. Foram identificadas áreas onde o serviço deve e vai ser melhorado. Estamos monitorando o assunto de perto com o objetivo de proporcionar o melhor serviço possível aos torcedores". A melhoria, a partir da segunda partida do torneio preparatório para o Mundial de 2014, foi relatada na reportagem.

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Fonte: Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
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