Valverde fala pela primeira vez após eliminação do Uruguai na Copa do Mundo: 'Assumo o fracasso'

Desabafo aconteceu hoje pelas redes sociais do meia do Real Madrid

2 jul 2026 - 21h03
Federico Valverde, durante a partida entre Uruguai e Cabo Verde, válida pela fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026
Federico Valverde, durante a partida entre Uruguai e Cabo Verde, válida pela fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026
Foto: DANILO FERNANDES/FOTOARENA / Estadão

Federico Valverde ainda não engoliu o fato de a seleção do Uruguai ter sido eliminado na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, sem nenhuma vitória, acumulando dois empates e uma derrota. Ele desabafou nas redes sociais nesta quinta-feira, 2. "Uma ferida que continua aberta".

Em uma foto em preto e branco, nos Instagram, vestindo a camisa da seleção, o meia do Real Madrid-ESP se manifestou pela primeira vez e assumiu o fracasso em tom de desabafo.

Publicidade

Vale lembrar que a campanha uruguaia foi marcada por polêmicas extracampo envolvendo o agora ex-técnico Marcelo Bielsae líderes do elenco, como Valverde.

Em coletiva na última terça-feira, Bielsa confirmou que houve reuniões com os jogadores, mas negou a existência de uma “rebelião” e afirmou ter aceitado sugestões relacionadas à forma de treinamento e à duração das palestras.

A  publicação de Valverde no Instagram

Já se passaram vários dias desde a eliminação e só agora consigo começar a processar tudo o que vivi, embora saiba que há uma parte de mim que, possivelmente, nunca vai conseguir superar outra eliminação na primeira fase, como a que sofri na Copa do Mundo do Catar. Essa ferida ainda continua aberta.

Sinto uma responsabilidade enorme pelo meu país. É um orgulho que me enche a alma. Fiz tudo o que estava ao meu alcance: me preparei física e emocionalmente e tentei não repetir o que aconteceu, trabalhando duro durante toda a temporada. Mas, evidentemente, não foi suficiente.

Publicidade

Assumo a derrota. Assumo por completo a responsabilidade de não ter conseguido cumprir meu dever com a seleção e com vocês.

Assumo o fracasso e sei que não estive à altura. Mas, sob nenhum ponto de vista, vou renunciar a representar meu país, ainda que isso me custe a vida.

Não sei como nem quando, mas juro pela minha vida que não vou deixar esta seleção sem levá-la ao mais alto nível.

Casemiro é flagrado reclamando do ‘calor’ em treino da Seleção com sensação térmica de 42ºC
Video Player
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações