Trump ignora Copa de 94 ao falar em 'grande esporte vindo para os EUA': 'Ninguém nunca pensou que isso aconteceria'

Apesar da gafe, o presidente norte-americano elogiou o craque brasileiro Pelé

5 dez 2025 - 14h12
(atualizado às 15h22)
Resumo
Donald Trump ignorou a Copa de 1994 ao declarar que a Copa de 2026 seria a primeira grande competição de futebol nos EUA, exaltou Pelé e elogiou Gianni Infantino, presidente da Fifa.
Trump volta a elogiar Pelé e fala sobre Cristiano Ronaldo antes de sorteio da Copa do Mundo de 202
Video Player

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ignorou a Copa do Mundo de 1994, sediada nos Estados Unidos, ao fazer declarações que dão a entender que esta seria a primeira vez que o país recebe uma grande competição de futebol. A declaração foi dada a jornalistas brasileiros minutos antes do início do sorteio da Copa 2026, em Washington, nesta sexta-feira, 6. 

"É um grande dia, e é um grande esporte que está vindo para a América. E ninguém nunca pensou que isso aconteceria", disse ao SBT e à CazéTV.

Publicidade
Trump ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino
Trump ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino
Foto: Reprodução/Youtube/Cazé TV

Pouco depois, o jornalista do SBT João Venturi mencionou a Copa de 1994 a Trump, em que o Brasil venceu a Itália nos pênaltis e conquistou o tetra. Sem perceber a gafe que havia cometido anteriormente, o republicano aproveitou a deixa para exaltar o ídolo brasileiro Pelé. 

"Eu vi um cara chamado Pelé jogar quando ele estava no Cosmos (time dos Estados Unidos). Foi um grande evento. Não só estava jogando, como fez uma grande partida, fez dois gols. Eu fui um dos poucos a ver Pelé jogando, certamente um dos maiores da história", afirmou. Pelé vestiu a camisa do New York Cosmos na década de 1970.

Trump também falou sobre a expectativa de receber o Prêmio da Paz da Fifa, que será lançado também nesta sexta. "Tem um rumor sobre isso, mas não me disseram nada. Eu ficaria honrado com isso", afirmou. 

Em algumas oportunidades, o republicano aproveitou para elogiar o trabalho do presidente da Fifa, Gianni Infantino, na organização da competição. Ele também disse que a Copa de 2026 já atingiu recordes de vendas de ingressos antes mesmo da bola começar a rolar. Além dos EUA, os jogos do Mundial acontecerão no México e no Canadá.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se