A Fifa anunciou o novo 'Prêmio da Paz' para reconhecer ações pela paz, revelando os indicados, incluindo Donald Trump, durante o sorteio da Copa.
O sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo, nesta sexta-feira, 5, serviu também para a Fifa lançar uma nova premiação. O 'Prêmio da Paz - O Futebol Une o Mundo' é uma iniciativa para reconhecer ações pacíficas. O vencedor foi Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, principal sede do torneio.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a Fifa, o prêmio foi criado para 'recompensar indivíduos que realizaram ações excepcionais e extraordinárias pela paz'. A honraria foi lançada em um momento de aproximação entre Trump e Gianni Infantino. O presidente da Fifa tem comparecido com frequência a eventos na Casa Branca, mesmo em ocasiões que não envolvem o contexto do futebol.
"Gianni, muito obrigado", disse Trump ao perceber a presença de Infantino durante uma cerimônia em Washington que marcou a assinatura de um tratado de paz entre Ruanda e a República Democrática do Congo nesta sexta-feira. "Você fez um trabalho fantástico, um grande líder no esporte e um grande cavaleiro", completou.
A próxima edição da Copa do Mundo será a primeira na história a ser disputada por 48 seleções, ou seja, 16 a mais que os 32 participantes adotados desde 1998. As equipes serão distribuídas em 12 grupos. Os horários e locais dos jogos iniciais serão divulgados no sábado, 6.