Copa 2026: Brasil vira cabeça de chave, e potes ganham forma após novo ranking da Fifa

Com 42 seleções já classificadas, sorteio será realizado em dezembro; repescagens ainda geram dúvidas sobre distribuição final

19 nov 2025 - 20h42
(atualizado às 20h42)
Foto: Esporte News Mundo

A atualização do ranking da Fifa desta quarta-feira (19) praticamente encerrou o mistério sobre a divisão dos potes da Copa do Mundo de 2026. A seleção brasileira subiu duas posições, assumiu o 5º lugar e confirmou presença entre as cabeças de chave do Mundial, que terá sorteio no dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington D.C.

A competição será a primeira com 48 seleções, distribuídas em 12 grupos de quatro equipes, e contará com Estados Unidos, México e Canadá como países-sede, trio que já tinha vaga garantida no Pote 1. Eles se juntam aos nove melhores colocados do ranking, completando o grupo dos principais cabeças de chave: Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.

Publicidade

Até o momento, 42 seleções estão classificadas, restando apenas seis vagas a serem preenchidas nas repescagens, sendo quatro europeias e duas intercontinentais. Todas serão definidas apenas em março, o que mantém uma dúvida importante: como a Fifa vai distribuir esses times nos potes?

Tradicionalmente, equipes vindas da repescagem vão direto para o Pote 4, mas notícias recentes indicam que a entidade estuda uma mudança e pode usar o ranking para distribuir essas seleções, o que beneficiaria países bem colocados, como o caso emblemático da Itália. Eliminada antes da vaga direta e obrigada a disputar a repescagem europeia após derrota para a Noruega, a Azzurra aparece em 12º lugar no ranking, melhor posição que dez das 12 equipes do atual Pote 2.

Se mantido o sistema tradicional, porém, as vagas das repescagens permanecerão no Pote 4.

Com base no ranking atualizado e no critério utilizado nos últimos Mundiais, a divisão dos potes deve ficar assim:

Publicidade

POTE 1: México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha.

POTE 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália.

POTE 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita, África do Sul.

POTE 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Uefa 1, Repescagem Uefa 2, Repescagem Uefa 3, Repescagem Uefa 4, Repescagem Mundial 1, Repescagem Mundial 2.

A melhora no ranking garante à seleção brasileira uma posição estratégica, evitando confrontos imediatos com outras potências e facilitando uma composição de grupo mais equilibrada. O sorteio será realizado às 14h (de Brasília) e marcará oficialmente o início da contagem regressiva para o maior Mundial da história.

Com a maior parte dos potes definida e a incerteza sobre o destino das seleções da repescagem, a expectativa agora se volta para as decisões de março, que podem alterar o equilíbrio entre as chaves, especialmente se a Fifa optar por seguir o ranking também para esses últimos classificados.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se