James Rodríguez, capitão e camisa 10 da seleção colombiana, passou a ser alvo de comentários nas redes sociais após supostamente não cumprimentar Antonella Petro, filha do presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A situação ocorreu durante um evento de despedida da equipe antes da viagem aos Estados Unidos para a disputa da Copa do Mundo. Na cerimônia, Petro entregou aos atletas sombreros vueltiao -- tradicional símbolo cultural colombiano -- e bandeiras do país.
Ao fim do encontro, os jogadores formaram uma fila para cumprimentar o presidente e sua filha caçula, Antonella. James, no entanto, seguiu em frente sem interagir com a jovem. Segundo veículos da imprensa colombiana, o jogador também teria deixado de atender a um pedido de foto feito pela adolescente de 17 anos. Veja o vídeo abaixo:
🇨🇴 La hija de Petro le pide una foto a James Rodríguez y pasa esto: pic.twitter.com/MYhHkGQvgB
— Progresismo Out Of Context (@OOCprogresismo2) June 5, 2026
Por ocupar a faixa de capitão da seleção, James acabou concentrando a maior parte das críticas. No entanto, outros jogadores também foram apontados por não cumprimentarem a filha do presidente. No X, uma publicação da Federação Colombiana de Futebol recebeu mais de 15 mil respostas, muitas delas questionando a atitude dos atletas durante o evento.
📸 ¿𝙰 𝚍𝚘́𝚗𝚍𝚎 𝚟𝚊𝚖𝚘𝚜? ✈️ @avianca
𝚂𝚊𝚗 𝙳𝚒𝚎𝚐𝚘, 𝙲𝚊𝚕𝚒𝚏𝚘𝚛𝚗𝚒𝚊. 𝙻𝚕𝚎𝚗𝚘𝚜 𝚍𝚎 𝙾𝚛𝚐𝚞𝚕𝚕𝚘 𝙲𝚘𝚕𝚘𝚖𝚋𝚒𝚊𝚗𝚘 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚜𝚎𝚐𝚞𝚒𝚛 𝚗𝚞𝚎𝚜𝚝𝚛𝚊 𝚙𝚛𝚎𝚙𝚊𝚛𝚊𝚌𝚒𝚘́𝚗 🏆
Siempre seguros con @assistcard #ConOrgulloColombiano 🇨🇴 pic.twitter.com/A0V0ikzipd
— Selección Colombia (@FCFSeleccionCol) June 4, 2026
A repercussão do episódio levou Andrea Petro, filha mais velha do presidente colombiano, a se manifestar contra a atitude de James em relação à irmã.
"A atitude mostra o tipo de pessoa que ele é. Ele também é pai. Acho que não gostaria se sua filha fosse destratada por alguém que admira. Se você não é capaz de representar [o país] e passar por cima de suas opiniões políticas, não é digno de vestir a camisa. O mínimo que pode fazer é pedir desculpas", publicou ela.
Em outra postagem, Andrea resgatou um vídeo antigo em que Antonella, ainda criança, aparece pedindo um autógrafo ao jogador.
De acordo com o jornalista César Augusto Londoño, a controvérsia resultou em ameaças direcionadas a James e a membros de sua família nas redes sociais. Já a vereadora de Bogotá Heidy Sánchez criticou o atleta e o classificou como "chorão e covarde em campo".
Diante da repercussão, a Federação Colombiana de Futebol manifestou apoio aos jogadores e pediu respeito aos integrantes da delegação.