Cartolas e Palmeiras, mal treinado por Luxemburgo, maltrataram o futebol

Após dirigentes buscarem os próprios interesses e desconsiderarem a vida humana, ficou evidente o quanto equipe alviverde é mal treinada

28 set 2020 - 05h10

O futebol viveu momentos deploráveis antes de Palmeiras x Flamengo. Na prática todos queriam levar a melhor e a discussão tinha, claramente, como prioridade a obtenção de benefício, de alguma vantagem esportiva. Os dirigentes palmeirenses, que em abril resistiam à volta do futebol argumentando que em primeiro lugar deveria estar a saúde das pessoas, queriam porque queriam bola rolando. Mesmo com vários atletas do clube carioca infectados e o risco de alguns irem a campo nessa situação, mas ainda sem a detecção da presença do novo coronavírus no organismo, já que os intervalos entre testes e partidas dão margem a tal risco.

Um exemplo recente: Fred não foi ao Morumbi encarar o São Paulo em 6 de setembro, um domingo. Motivo: a mulher do atacante estava com a Covid-19. Na terça-feira saiu o resultado de uma testagem feita no artilheiro do Fluminense: negativo. Assim, ele foi a campo e disputou todo o segundo tempo do clássico Fla-Flu na quarta. O goleador fez novo teste na quinta e sexta-feira saiu novo diagnóstico: positivo. Tudo indica que na noite de 9 de setembro, o experiente jogador participou de uma partida já atingido pelo vírus. Teria ele oferecido algum risco aos colegas de profissão e demais envolvidos naquela peleja? Quem poderia assegurar algo a respeito?

Publicidade

Mas isso não parecia preocupar o Palmeiras, nem mesmo seus jogadores, que reagiram a uma iniciativa do sindicato dos atletas de São Paulo, disposto a impedir a disputa do jogo. Eles emitiram um comunicado afirmando que a instituição não os representa e estavam dispostos a ir ao gramado por confiarem nos protocolos da CBF etc. Mesmo com as falhas evidentes, como no caso de Fred. Do lado rubro-negro, dirigentes que fizeram colossal esforço para que o futebol retornasse quando tal possibilidade ainda estava distante, repentinamente defendiam a não realização da peleja para que a saúde dos envolvidos fossem priorizada.

Inversão de papéis claramente motivada por interesses próprios. Inacreditavelmente, o vírus foi transformado em mero instrumento de barganha. O negócio era: de um lado insistir no jogo para encarar um adversários enfraquecido, do outro clamar pelo adiamento, tentando evitar o confronto indo a campo com uma equipe esfacelada. Tal cenário proporcionou o surgimento de uma liminar, obtida pelo Sindiclubes do Rio de Janeiro, cujo presidente trabalha no... Flamengo. Ao final a CBF conseguiu derrubá-la em Brasília, a bola rolou e o que se percebeu foi que os cartolas flamenguistas estavam mais errados do que pareciam.

Em campo, com três titulares (Thiago Maia, Gérson e Arrascaeta), três reservas (João Lucas, Lincoln e Pedro) e oito garotos da base (três saíram do banco) que não participam das partidas do time profissional (Hugo Souza, Yuri de Oliveira, Otávio, Natan, Ramon, Guilherme Bala, Richard Rios e Lázaro), o Flamengo encarou o Palmeiras com seu time completo. Ficou evidente o quão mal treinado é o campeão paulista. A falta de imaginação, a dependência de lances individuais e cruzamentos já estava escancarada há tempos. Mas neste domingo, contra um adversário mutilado, ficou muito, mas muito mais claro.

O empate em 1 a 1 foi justo, pois se o jovem Hugo fez duas grandes defesas pelo lado rubro-negro, Weverton também trabalhou, e bem, foi exigido. O gol alviverde ainda contou com boa dose de sorte, no chute de Patrick de Paula que resvalou em Thiago Maia e traiu o goleiro flamenguista. Pouca bola e muitos empates. Foi o sétimo do time de Vanderlei Luxemburgo em 11 jogos pela Séria A. Invicto cinco pontos atrás do líder, Atlético Mineiro.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se