Flamengo e Palmeiras se enfrentam neste domingo em um duelo decisivo no Brasileirão, marcado por polêmicas de arbitragem que têm gerado críticas e debates ao longo da competição.
O Campeonato Brasileiro chega a sua 29ª rodada de maneira indigesta: com polêmicas de arbitragem ganhando cada vez mais espaço. Em meio aos erros e reclamações, Flamengo e Palmeiras entram em campo neste domingo, 19, no Maracanã, em um duelo que promete esquentar a reta final da competição.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No momento, o Verdão lidera a competição com 61 pontos, três a mais que o rival carioca, que ocupa a segunda colocação com 58. Ou seja, o dia pode terminar com o Flamengo mais vivo do que nunca na classificação ou até mesmo com um distanciamento palmeirense rumo ao tridecacampeonato.
Para evitar novas polêmicas, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escolheu o experiente Wilton Pereira Sampaio para apitar o duelo. Bruno Raphael Pires e Bruno Boschilia serão os assistentes, com Caio Max Augusto Vieira no comando do VAR.
Com 27 jogos disputados cada um - ambos têm uma partida atrasada -, Palmeiras e Flamengo não escaparam das polêmicas de arbitragem ao longo do campeonato. Relembre abaixo lances que geraram reclamações de torcedores.
Relembres lances polêmicos de arbitragem envolvendo Palmeiras e Flamengo
- Sport 1 x 2 Palmeiras
Já na segunda rodada da competição, a arbitragem deu indícios do protagonismo negativo que viria a ter ao longo do Brasileirão. Na Ilha do Retiro, o Palmeiras venceu o Sport com dois gols em cobranças de pênalti.
O problema? O lance da segunda penalidade. Bruno Arleu Matheus Alexandre de Araújo entendeu que Raphael Veiga caiu após toque de Matheus Alexandre e apontou para a marca da cal.
Além da reclamação de torcedores, um parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) "constatou equívocos cometidos pelos profissionais nos jogos" e a CBF afastou os árbitros da partida.
Áudio do VAR do segundo pênalti do Palmeiras, em Raphael Veiga, na partida dontra o Sport.
VAR (Rodrigo Nunes de Sá): "Ele vai tocar, mas ele não muda a trajetória da bola, que vai sobrar ainda para o jogador de bola."
📽️: CBF pic.twitter.com/ePUWxIWSiW
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) April 7, 2025
- São Paulo 2 x 3 Palmeiras
Em um dos jogos mais polêmicos desta edição do Brasileirão, o Palmeiras conseguiu a virada no Morumbis após sair perdendo por 2 a 0. Dirigentes do São Paulo, contudo, reclamaram de inúmeras decisões de Ramon Abatti Abel.
A principal contestação foi quanto ao pênalti não marcado em Gonzalo Tapia. O argentino foi derrubado na área por Allan quando o São Paulo vencia por 2 a 0, mas o árbitro entendeu que o palmeirense escorregou de maneira acidental e, por isso, não marcou a falta.
O lance que o Allan atinge o Gonzalo Tapia na área.
Ramon Abatti Abel mandou seguir. pic.twitter.com/EPcQsbaj2R
— ⚽ (@DoentesPFutebol) October 5, 2025
Outro momento polêmico da partida foi a não expulsão de Andreas Pereira por falta em Marcos Antonio. Na visão de Abatti Abel, o meio-campista do Verdão acertou a bola antes do contato com o são-paulino. O lance resultou apenas em cartão amarelo.
Entrada forte do Andreas Pereira em Marcos Antônio. Jogador do Palmeiras levou cartão amarelo.
📽️ @canalpremiere pic.twitter.com/5kZiseZX3w
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) October 5, 2025
- Flamengo x Corinthians
De maneira menos enérgica, algumas decisões favoráveis ao Flamengo também geraram reclamações de rivais nesta edição do Brasileirão. Na sexta rodada, o Rubro-Negro venceu o Corinthians com tranquilidade por 4 a 0.
O pênalti que resultou no quarto gol flamenguista, no entanto, foi alvo de reclamações dos torcedores. No lance, Giorgian Arrascaeta caiu na área após contato com Igor Coronado e Ramon Abatti Abel marcou pênalti.
Em conversa com o VAR após análise, o árbitro interpretou que houve um “calço imprudente” do jogador corintiano. Em suas reclamações, os alvinegros destacaram o tempo que Arrascaeta levou para cair depois do contato.
O toque de Igor Coronado em Arrascaeta dentro da área que resultou no pênalti para o Flamengo. pic.twitter.com/VIHrvnvwLH
— Futmais | Menino Fut (@futtmais) April 27, 2025
- Palmeiras 0 x 2 Flamengo
Outro lance bastante contestado pelos rivais aconteceu justamente contra o Palmeiras. Na vitória flamenguista por 2 a 0 em pleno Allianz Parque, o primeiro gol foi marcado em cobrança de pênalti convertida por Arrascaeta, que também foi quem sofreu a falta.
Palmeirenses, contudo, reclamam que o uruguaio se jogou dentro da área após contato com Murilo. Inicialmente, Ramon Abatti Abel mandou a jogada seguir, mas, após análise no VAR, entendeu que Murilo “segura, impede o jogador de prosseguir de forma imprudente” e apontou para a marca da cal.
Arrascaeta da um drible de corpo desconsertante no Murilo, que abre os braços e segura na barriga do Arrasca, com isso dificulta do arrasca chegar na bola pra finalizar e facilita a chegada do Weverton primeiro na bola. Penalti claro.
Não ha discussão. É so choro deles. pic.twitter.com/2Xbsndrd1m
— Renan Fla (@RenanFlamengo) May 25, 2025