Botafogo vira sobre o Internacional e conquista melhor campanha do primeiro turno do Brasileirão, desde 2006

12 ago 2023 - 23h21
(atualizado às 23h42)

O sábado do Botafogo foi praticamente perfeito, com festa pelo aniversário de 119 anos do clube, reforço de peso anunciado: o centroavante Diego Costa, e vitória como cereja do bolo. O triunfo, de virada, por 3 a 1 sobre o Internacional, no Estádio Nilton Santos, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi duplamente especial.

Foto: Vitor Silva/Botafogo / Gazeta Esportiva

Com 47 pontos, o Botafogo aumentou a vantagem sobre o Flamengo, vice-líder e que recebe o São Paulo, neste domingo, pela 19ª rodada. Já o Internacional, com 24 pontos, está na 12ª colocação.

Publicidade

Na próxima rodada, o Botafogo visita o São Paulo, sábado, às 16 horas (de Brasília), no Morumbi. Já o Internacional recebe o Fortaleza, no mesmo dia e horário, no Beira-Rio.

Internacional sai em vantagem no primeiro tempo

A primeira chance de perigo foi do Botafogo. Aos cinco minutos, Eduardo aparou de calcanhar e deixou Lucas Fernandes na boa. O goleiro Rochet abafou o meia e salvou o Internacional. Seis minutos depois, o Fogão chegou novamente. Após bela trama pela direita, Lucas Fernandes recebeu, limpou a marcação na área e chutou para fora.

O Internacional respondeu aos 16 minutos. Enner Valencia foi lançado e bateu cruzado, à direita de Lucas Perri, com perigo. O Colorado abriu o placar no minuto seguinte. Em trama pela esquerda, Mauricio recebeu na área e chutou. Perri não encaixou e ainda perdeu a bola de vista. O próprio Mauricio não perdoou a falha do goleiro do Botafogo e fez 1 a 0.

O Fogão apareceu bem em dois lances seguidos, aos 29 minutos. Após lançamento, Victor Sá desviou pelo alto, mas viu o goleiro Rochet espalmar e impedir que a bola chegasse a Eduardo. Na sequência, Lucas Fernandes emendou de primeira, mas o goleiro defendeu com segurança.

Publicidade

Rochet teve mais sorte do que Lucas Perri aos 33 minutos. O goleiro deu rebote em finalização de Tchê Tchê, mas conseguiu abafar e fez grande defesa no chute de Eduardo. O goleiro do Inter brilhou de novo aos 44 minutos. Eduardo foi lançado e chutou com força, mas viu Rochet fazer uma defesaça no Nilton Santos. Assim, o primeiro tempo animado terminou com o time gaúcho na frente do placar.

Botafogo brilha e vira no segundo tempo

As alterações feitas por Bruno Lage no intervalo tiveram efeito rapidamente. Aos dois minutos, a finalização de Janderson foi travada pela zaga colorada. O Fogão, então, pressionou. O Internacional não resistiu por muito tempo.

Aos nove minutos, Luis Henrique chegou à linha de fundo pela esquerda e achou Victor Sá na área. Ele bateu e fez 1 a 1 no Nilton Santos. A virada aconteceu três minutos depois. Novamente pela esquerda, Luis Henrique protegeu e Hugo passou pela marcação. O lateral cruzou para a área, na direção de Janderson. A bola desviou em Nico Hernández, que havia acabado de entrar, e morreu no fundo da rede: 2 a 1 para o Botafogo.

O Internacional voltou a assustar aos 22 minutos, Bruno Henrique, outra alteração de Coudet, arriscou da entrada da área. Lucas Perri mandou para escanteio. O Fogão respondeu da melhor forma. Em contra-ataque que começou pela direita e foi finalizado pela esquerda, Eduardo deixou Luis Henrique na boa. Ele bateu na saída de Rochet e fez 3 a 1.

Publicidade

Lucas Perri apareceu bem novamente aos 32 minutos. Após cruzamento pela direita, Pedro Henrique, que havia acabado de entrar, chutou em cima do goleiro e perdeu grande chance. Janderson teve chance para ampliar aos 38 minutos. Ele foi lançado, conseguiu se desvencilhar de Rochet, mas foi travado pela zaga.

O Internacional chegou a diminuir aos 43 minutos. Perri saiu mal, Luiz Adriano desviou pelo alto e escorou para Pedro Henrique, que marcou no Nilton Santos. Contudo, ele estava impedido. O VAR apontou a irregularidade e anulou o lance. O Fogão venceu mais uma no Brasileirão e garantiu a festa no Nilton Santos.

Melhor campanha no primeiro turno do Brasileirão

Além de dar mais um passo rumo ao título, o Botafogo igualou a maior pontuação em um primeiro turno do Brasileirão neste formato (desde 2006, o torneio tem 20 clubes). Em 2017, o Corinthians fez 47 pontos na primeira parte do torneio. O Fogão repetiu a marca e, de quebra, fez a melhor campanha nas 19 primeiras rodadas, com 15 vitórias, dois empates e duas derrotas.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 3X1 INTERNACIONAL

Publicidade

Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)

Data: 12 de agosto 2023, sábado

Horário: 21h (de Brasília)

Público e renda: 35.909 pagantes / 39.598 presentes / R$ 1.889.440,00

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)

Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)

Cartão amarelo: Rochet, Gabriel e Mercado (Internacional) e Adryelson, Janderson e Phelipe Sampaio (Botafogo)

Cartão vermelho:

Publicidade

GOLS:

BOTAFOGO: Victor Sá (aos 9 minutos do 2ºT), Nico Hernández (gol contra, aos 12 minutos do 2ºT), e Luis Henrique (aos 27 minutos do 2ºT)

INTERNACIONAL: Mauricio (aos 17 minutos do 1ºT)

BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Víctor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Júnior Santos) e Lucas Fernandes (Luis Henrique); Gustavo Sauer (Janderson), Victor Sá (Danilo Barbosa) e Eduardo (Philipe Sampaio).

Técnico: Bruno Lage

INTERNACIONAL: Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Gabriel, Aránguiz (Bruno Henrique), Mauricio (Nico Hernández), Alan Patrick (Matheus Dias) e Wanderson (Pedro Henrique); Enner Valencia (Luiz Adriano).

Técnico: Eduardo Coudet

Publicidade
Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se