Um boneco satírico do jogador brasileiro Vinicius Júnior, feito pelo artista espanhol Víctor Navarro Granero, causou controvérsia na Espanha. A peça, criada para as Fallas de Valência, mostra o atacante vestindo uma camisa metade do Real Madrid, metade da seleção brasileira, segurando um troféu em formato de fezes douradas. A representação irritou torcedores, e o autor recebeu ameaças de morte.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Estou surpreso com o que está acontecendo. A festa de Valência é justamente isso, brincar, satirizar sem intenção de ofender ou menosprezar alguém. Recebi tantas ameaças e palavras horríveis que tive que colocar todas as minhas redes sociais em modo privado. As pessoas perdem o respeito na internet e acham que podem dizer o que querem através das redes", disse o artista.
Com quase dois metros de altura, o boneco faz parte de uma coleção de sete peças de Granero para a festividade valenciana, conhecida pelo humor e críticas irreverentes. O artista explica que a sátira não era voltada diretamente para o jogador, mas para o Real Madrid, que teria demonstrado indignação após Vinicius não vencer a Bola de Ouro em 2024.
A festa Fallas de Valência, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, acontece anualmente em março e culmina com a queima dos bonecos. Apenas uma peça, escolhida pelo público, é poupada e passa a integrar o Museu Fallero. Agora, resta saber se a escultura de Vinicius Júnior será salva ou destinada à fogueira.