Veja cenários que podem salvar o Fortaleza nas duas últimas rodadas

Laion emplaca terceira vitória seguida em sequência de oito partidas sem derrota, e mantém vivo o sonho da permanência

1 dez 2025 - 08h03
(atualizado às 08h03)
Jogadores do Fortaleza
Jogadores do Fortaleza
Foto: Matheus Amorim/FEC / Esporte News Mundo

O Fortaleza venceu o Atlético Mineiro por 1 a 0, no Castelão, em jogo atrasado da 35ª rodada do Brasileirão.

A duas rodadas do final da competição, o Laion engatou a terceira vitória consecutiva, em uma sequência de oito partidas sem derrota.

Publicidade

Assim, o Tricolor conseguiu se recuperar de um cenário que parecia irreversível. Agora, o clube está a apenas um ponto do Santos, 16º colocado. Nas duas últimas rodadas, contra o Corinthians no Castelão e Botafogo no Nilton Santos, o Leão do Pici ainda depende de tropeços dos rivais para se livrar.

Se vencer as duas partidas: o clube chega a 46 pontos. Com isso, precisa que Internacional e Santos percam ao menos dois pontos. O Colorado enfrenta o São Paulo no Morumbis e o Red Bull Bragantino no Beira-Rio; já o Peixe encara o Juventude no Alfredo Jaconi e o Cruzeiro na Vila Belmiro.

Caso Inter e/ou Santos ultrapassem esta pontuação, o Fortaleza ainda pode ultrapassar o Vitória e até mesmo o rival Ceará. Para isso, os baianos podem somar, no máximo, quatro pontos, já que o Laion terá um número de vitórias maior. O Ceará, por sua vez, terá que somar, no máximo, dois pontos.

Se vencer uma e empatar a outra: o clube chega a 44 pontos. Assim, vai precisar que Internacional e Santos façam, no máximo, dois pontos. Caso os times somem três pontos, o Fortaleza dependerá do saldo de gols, que hoje é de -14, contra -12 do Internacional e -11 do Santos.

Publicidade

Nesta situação, o clube só ultrapassa o Vitória caso o clube do Barradão some no máximo dois pontos. O Ceará só será ultrapassado se somar um ponto.

Se vencer uma e perder a outra: o clube chega a 43 pontos. Nesta situação, precisa que Santos e Internacional somem, no máximo, dois pontos. Com isso, vai escapar pelo número de vitórias (11 a 10).

Aqui, ultrapassar o Ceará seria praticamente impossível, pelo saldo de gols distante (o Vozão tem -3). O Vitória seria ultrapassado se somasse ao máximo um ponto.

Se empatar as duas: o clube chega a 42 pontos, e vai precisar que Internacional e Santos percam os dois jogos. Se os clubes somarem apenas um ponto, o descenso será resolvido no saldo de gols.

Com 42, o clube já não alcança o Ceará, e precisa que o Vitória perca as duas para igualar o saldo de gols.

Se empatar uma e perder outra: o clube chega a apenas 41 pontos, e vai depender de um milagre: que Santos e Internacional percam os dois jogos, e o saldo de gols definirá os rebaixados.

Publicidade

O clube já não alcança o Vitória neste cenário.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações