Com Arrascaeta fora por até oito semanas após operar uma fratura no punho esquerdo sofrida na seleção uruguaia, De La Cruz desponta para assumir o meio-campo do Flamengo. O camisa 10 perderá a semifinal da Libertadores e jogos do Brasileirão, visando voltar em uma eventual final. Vivendo boa fase física após superar o histórico de lesões, De La Cruz surge como a principal alternativa para manter o nível da equipe nessa reta decisiva.
A ausência de Arrascaeta abre espaço para mudanças importantes no meio-campo do Flamengo, e De La Cruz surge como uma das principais alternativas para ganhar protagonismo na reta decisiva da temporada. O uruguaio vive um momento físico positivo em 2026, cenário diferente das temporadas anteriores, quando as constantes lesões dificultaram uma sequência maior com a camisa rubro-negra.
Arrascaeta sofreu uma fratura no rádio distal do punho esquerdo durante um amistoso da seleção uruguaia no fim de setembro. O camisa 10 passou por cirurgia no dia 1º de outubro, com a colocação de uma placa fixada por parafusos para estabilizar a região. A previsão inicial do departamento médico é de um período de recuperação entre seis a oito semanas.
Com isso, o meia está fora das duas partidas contra o Estudiantes, nos dias 15 e 22 de outubro, pela semifinal da Libertadores. A expectativa mais otimista é que Arrascaeta consiga retornar caso o Flamengo avance à decisão, marcada para 28 de novembro. No Brasileirão, o uruguaio também perderá uma sequência importante de compromissos durante a recuperação.
Enquanto Arrascaeta trabalha para voltar, De La Cruz pode ganhar mais minutos. O camisa 18 conseguiu manter uma regularidade física maior nesta temporada e destacou justamente a sequência de treinamentos como um dos motivos para o bom momento. Desde sua chegada ao Flamengo, problemas físicos haviam impedido que o uruguaio tivesse uma continuidade maior.
"Estou vivendo um momento físico muito bom, já que este ano pude dar sequência aos treinamentos. Lesões fazem parte da vida de um jogador e ter tido apenas uma nessa temporada me deixa feliz. O nível do Flamengo é alto e a concorrência no meio-campo é muito intensa. Temos jogadores de bastante qualidade, quem vai jogar é uma decisão que cabe ao treinador", declarou De La Cruz ao site oficial do clube.
A recuperação de Arrascaeta ainda permite que o camisa 10 mantenha trabalhos físicos paralelos, já que a lesão ocorreu no membro superior e não exige uma imobilização gessada prolongada. Mesmo assim, os médicos descartaram antecipar seu retorno com algum tipo de proteção no braço.