Flamengo não abrirá mão do Carioca, mas continuará com rodízio

Rubro-Negro tem compromissos pela Recopa e Brasileirão em meio ao mata-mata do Carioca

9 fev 2026 - 11h50
(atualizado às 11h50)
Filipe Luís terá que encontrar um jeito de amenizar o desgaste com o Carioca –
Filipe Luís terá que encontrar um jeito de amenizar o desgaste com o Carioca –
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo / Jogada10

O Flamengo conseguiu a classificação às quartas de final do Carioca. Entretanto, não significa que terá descanso no calendário. Afinal, daqui para frente, não há semana livre. Dessa forma, o Rubro-Negro terá que lidar com a fase decisiva do estadual, além dos jogos pelo Brasileirão e a decisão da Recopa Sul-Americana contra o Lanús, da Argentina.

O Carioca, é claro, não é prioridade. Mesmo assim, o Flamengo não vai abrir mão. Afinal, há premiação em jogo. O regulamento da Ferj exige a escalação da "equipe principal" a partir da terceira rodada, sob pena de perder toda a cota de participação. Na última semana, aliás, a entidade orientou os times a utilizarem o "mínimo de sete de seus atletas principais, reconhecidos e sabidamente titulares".

Publicidade
Filipe Luís terá que encontrar um jeito de amenizar o desgaste com o Carioca –
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo / Jogada10

Dessa forma, o Flamengo deve manter a postura dos últimos jogos, quando escalou times mistos. Mesmo sob as cordas, o Rubro-Negro poupou nomes como Rossi, Arrascaeta, Alex Sandro e Léo Ortiz contra o Sampaio Corrêa. Assim, a situação deve se repetir contra o Botafogo, nas quartas de final — algo que também ocorreu na derrota para o Fluminense.

Além disso, uma eventual eliminação nas quartas de final não significa alívio no calendário. Afinal, o regulamento prevê que o eliminado nas quartas de final dispute a Taça Rio contra os outros três eliminados nesta fase, nas mesmas datas e formato (duas semifinais e uma final). Dessa forma, o técnico Filipe Luís terá que encontrar uma maneira de amenizar o desgaste.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações