Quem vence? Botafogo e Renato Paiva se reencontram neste sábado

9 ago 2025 - 18h32

O Botafogo volta a campo neste sábado (09 de agosto) para enfrentar o Fortaleza, às 20h30 (horário de Brasília), na Arena Castelão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto marca o reencontro entre o técnico Renato Paiva, agora no comando do clube cearense, e seu ex-time, meses após deixar General Severiano.

Renato Paiva, técnico do Botafogo
Renato Paiva, técnico do Botafogo
Foto: Renato Paiva, técnico do Botafogo ( Vítor Silva/Botafogo) / Gávea News

Paiva assumiu o Fortaleza em julho, sucedendo Juan Pablo Vojvoda, com a missão de recuperar a equipe que atravessava nove jogos sem vitória, estava na zona de rebaixamento e havia sido eliminada da Copa do Nordeste. Sob seu comando, o Tricolor do Pici obteve uma vitória, dois empates e uma derrota até o momento. Sua passagem pelo Botafogo foi marcada por 23 jogos, com 12 vitórias e um feito histórico: triunfo por 1 a 0 sobre o PSG no Mundial de Clubes. Contudo, a eliminação para o Palmeiras nas oitavas de final do torneio levou à sua demissão.

Publicidade

O Botafogo, comandado por Davide Ancelotti, vem embalado pela classificação às quartas de final da Copa do Brasil, após eliminar o Red Bull Bragantino. No Brasileirão, ocupa a sétima posição, com 26 pontos, 11 atrás do líder Flamengo. Apesar do bom momento nas copas, o time busca recuperação na liga após dois tropeços seguidos em casa.

As baixas são um desafio para Ancelotti. Alexander Barboza e Allan estão suspensos, enquanto Kaio Pantaleão e Cuiabano seguem lesionados. Marlon Freitas está fora pelo protocolo de concussão. Com isso, Marçal deve ser improvisado na zaga e Danilo pode ganhar chance no meio. No gol, Léo Linck segue como titular, já que John permanece fora após não concretizar sua transferência para o West Ham. O recém-contratado Neto ainda não estreará.

No ataque, o trio formado por Artur, Arthur Cabral e Álvaro Montoro, poupado no meio da semana, deve iniciar a partida. Ancelotti reforçou a importância do rodízio e da preservação física para os compromissos seguintes, especialmente pela Libertadores.

Pelo lado do Fortaleza, o foco é somar pontos para se distanciar da zona de rebaixamento — atualmente ocupa a 18ª posição, com 15 pontos. A equipe não joga desde o empate com o Corinthians no domingo (03 de agosto) e teve a semana livre para treinamentos. Entre os desfalques, estão Zé Welison, suspenso, e os lesionados João Ricardo, Brenno, Brítez, Pochettino e Moisés. O goleiro Helton Leite, ex-Botafogo, pode fazer sua estreia.

Publicidade

Renato Paiva convocou os torcedores para apoiar no Castelão. "Jogaremos em casa, e isso é fundamental. Eu aproveito para pedir à torcida que compareça, pois vamos precisar muito deles. Os torcedores estão tristes com os resultados, mas acho que tem que ficar orgulhosa do esforço."

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações