O Botafogo pode ter que lidar com um velho tabu logo na segunda fase da Libertadores 2026: não vencer na altitude. O Alvinegro não vence na altitude há 62 anos, a última vitória foi por 1 a 0 sobre o Millonarios, no El Campín, em Bogotá, na Libertadores 1963.
O sorteio da Pré-Libertadores determinou que a equipe carioca vai enfrentar o vencedor da Bolívia 3, vaga que vai ficar com o vencedor da Copa Paceña. Com isso, The Strongest, Blooming ou Nacional Potosí disputam pela a última vaga. Dos quatro times apenas o Blooming não joga na altitude, mandando suas partidas na cidade de Santa Cruz de La Sierra.
Os jogos das semifinais da Copa Paceña serão disputados na noite desta quinta-feira e caso o The Strongest avance para a final e o Bolívar também avance, a equipe de La Paz ficará com a vaga. Isso acontece pelos
Além disso, o caminho ainda pode ter outra equipe que jogue na altitude. Caso avance para a terceira fase, o Argentino Junior x Equador 3, vice-campeão ecuatoriano. Neste caso, o adversário seria a LDU, algoz da última Libertadores e que manda seus jogos no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, que fica há 2.850 metros de altitude. Outro adversário pode ser o Barcelona, que já enfrentou o Alvinegro na Libertadores de 2017, mas joga no nível do mar.
A vaga vai ficar com o terceiro colocado do Campeonato Equatoriano, que será conhecido neste domingo (21). O Barcelona é o vice-líder e se a competição acabasse hoje iria diretamente para a fase de clubes. No entanto, a equipe de Guayaquil enfrenta o já campeão Independiente del Valle, fora de casa, na última rodada. Por outro lado, a LDU, atual terceira colocada, recebe a Universidad Católica, em casa.
O Alvinegro não vence jogando na altitude há mais de 60 anos, desde quando conquistou sua última vitória na altura ao vencer o Millonarios, pela Libertadores de 1963. Desde então, fez sete partidas na altitude, quatro derrotas e dois empates. Todas as partidas foram válidas por competições oficiais da Conmebol.
Últimos jogos na altitude:
- 2011: Santa Fé 4 x 1 Botafogo - Sul-Americana - Bogotá (Colômbia), 2552 metros de altitude.
- 2014: Deportivo Quito 1 x 0 Botafogo - Libertadores - Quito (Equador), 2850 metros de altitude.
- 2014: Independiente Del Valle 2 x 1 Botafogo - Libertadores - Sangolquí (Equador), 2850 metros de altitude.
- 2023: LDU 0 x 0 Botafogo - Sul-Americana - Quito (Equador), 2850 metros de altitude.
- 2024: Aurora 1 x 1 Botafogo - Libertadores - Cochabamba (Bolívia), 2570 metros de altitude.
- 2024: LDU 1 x 0 Botafogo - Libertadores - Quito (Equador), 2850 metros de altitude.
- 2025: LDU 2 x 0 Botafogo - Libertadores - Quito (Equador), 2850 metros de altitude.