WEC: O final da prova que garantiu vitória da Cadillac e pódio brasileiro

Cadillac controla o ritmo e conquista dobradinha inédita. Dudu Barrichello consegue pódio nos momentos finais

13 jul 2025 - 18h21
(atualizado às 18h26)
O Cadillac vencedor das 6 Horas de São Paulo
O Cadillac vencedor das 6 Horas de São Paulo
Foto: Paulo Abreu/Parabólica

Com duas horas para o fim, os dois carros da Cadillac seguiam confortavelmente à frente, com o carro #12, pilotado por Norman Nato, navegando com cerca de um minuto de vantagem sobre o #38, tocado por Sebastien Bourdais. A Porsche ainda vinha na rabeira dos Cadillac, com o #5 e o #6 em 3º e 4º, respectivamente.

Na GT3, também dobradinha, porém da Lexus. O carro #87 à frente do #78. E, assim como na Hypercar, a Porsche ocupava a posição final do pódio, com o #85 rosa da Iron Dames.

Publicidade

O foco recaiu sobre uma disputa bastante intensa entre Ferrari e Toyota, mas bem distante de onde se esperaria que essas gigantes estariam em condições normais. A briga valia um modestíssimo 14º lugar, em indício de que o BoP pode ter pesado a mão sobre os carros desses times – especialmente à Ferrari, vencedora das últimas quatro provas, que tinha apenas seu carro cliente (vencedor em Le Mans) no top 10.

Uma terceira bandeira amarela geral (full course yellow) foi apresentada, novamente por uma pipa na pista, bem na reta dos boxes. Situação bastante desagradável para a organização do evento – que, no geral, tem sido bastante elogiada.

Com cerca de uma hora e meia para o fim, uma baixa na GT3: o Ford Mustang remanescente recolhia aos boxes com problemas no sistema de escape. Fim de prova para os carros da marca americana. Pouco depois, quem também teve problemas e recolheu foi o Mercedes-AMG GT3 da Iron Lynx de numeral 61.

A corrida transcorreu sem maiores problemas na hora seguinte, com os carros fazendo suas paradas programadas. Seguia-se a ordem de Cadillac #12 e #38, Porsches #5 e #6. Na GT3, as estratégias se encontravam misturadas, com os carros da Lexus e o Porsche 911 da Iron Dames como favoritos, com o Corvette 81 querendo entrar no bolo.

Publicidade

Entre os brasileiros, o Aston Martin Vantage #10, do time que tem Dudu Barrichello e partira da pole de sua categoria, se encontrava no 6º lugar entre os GT3. O BMW M4 de Augusto Farfus e Pedro Ebrahim era apenas 12º na classe.

O Lexus vencedor da GT3
Foto: Paulo Abreu/Parabólica

Uma nova full course yellow foi acioanda a meia hora do fim, dessa vez por detritos na pista – marcas dos diversos toques e empurrões ao longo da prova. O recomeço não demorou, sem que as distâncias fossem alteradas.

Com o líder Nato a um minuto do restante, as disputas ficaram alheias ao primeiro lugar. O resto do pelotão já não tinha mais o que poupar. Atenções para a briga pelo 2º lugar o Porsche #5, com Julien Andlauer a bordo, se encontrava a poucos segundos do Cadillac #38, de Bourdais, logo à sua frente.

A 15 minutos da bandeirada final, o Corvette #81 partiu para o ataque sobre as Iron Dames e conseguiu o 2º lugar. Enquanto isso, Dudu Barrichello progredia e já era 4º, vindo consideravelmente mais rápido que os carros à frente.

Publicidade

Valendo o 5º lugar da Hypercar, a BMW superava a Peugeot e avançava.

Nos minutos finais, Dudu Barrichello partiu para o ataque em busca do pódio. Michelle Gatting se defendeu com valentia, mas o brasileiro levou a melhor e, em bela manobra no Laranjinha, assumiu o terceiro lugar da categoria GT3.

A bandeirada foi dada às 17h30 por Mark Webber. Dobradinha da Cadillac, com o do carro #12, composto por Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens saindo vitorioso. Logo depois, o #38, de Jenson Button, Sebastien Bourdais e Earl Bamber. Fechou o pódio o Porsche #5, de Julien Andlauer e Michael Christensen.

O top 10 foi completado por: Porsche #6, BMW #20, Peugeot #94, Peugeot #93, Ferrari (AF Corse) #83, Alpine #36 e Porsche (Proton) #99. A Ferrari, líder absoluta do campeonato, amargou seus dois carros de fábrica fora da zona de pontuação.

Entre os carros da GT3, vitória do Lexus #87, com o Corvette #81 e o Aston #10, de Dudu, também no pódio. No top 10, Iron Dames (Porsche #85), Lexus #78, Porsche #92, Corvette #33, McLaren #59 e #95 e BMW #46.

Publicidade

Para ler sobre as duas horas iniciais, clique aqui

Para ler sobre a porção central da corrida, clique aqui

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se