WEC: Disputas intensas e revezamento na liderança marcam as primeiras horas das 6 Horas de São Paulo
Porsche e Cadillac protagonizam batalhas acirradas no Hypercar
As primeiras duas horas das 6 Horas de São Paulo foram marcadas por intensas trocas de liderança na classe Hypercar. Will Stevens, que largou da pole position, perdeu a liderança ainda na primeira volta para Julien Andlauer, no Porsche #6. Pouco antes da marca de duas horas, foi a vez do Cadillac #38, com Earl Bamber ao volante, assumir a ponta, trazendo ainda mais emoção à prova.
Entre os LMGT3, McIntosh garantiu a liderança na largada com o Aston Martin #10.
Para os brasileiros, a prova começou do pit wall, acompanhando seus companheiros de equipe. Tanto Augusto Farfus quanto Dudu Barrichello assumiram o volante no segundo stint. Com duas horas de prova, o Aston Martin #10 de Barrichello ocupava a sexta posição na LMGT3, enquanto o BMW #31 de Farfus estava em nono lugar.
Confira como foi a largada
Pontualmente às 11h30, os carros mais velozes do endurance mundial aceleraram pela reta Emerson Fittipaldi para o início das 6 Horas de São Paulo do WEC. Na pole position dos Hypercars, Will Stevens, com o Cadillac Jota #12, ditou o ritmo inicial sob forte pressão de Julien Andlauer no Porsche #6.
Ainda na primeira volta, Andlauer mergulhou por dentro e assumiu a liderança, deixando Stevens e Earl Bamber em uma disputa interna da Cadillac pela vice-liderança. Entre os LMGT3, Mcintosh manteve o Aston Martin #10, de Barrichello, na ponta da categoria.
Com pouco mais de dez minutos de prova, o que os pilotos já comentavam ao longo do fim de semana se confirmou: o tráfego intenso tornou-se um desafio quando os Hypercars começaram a alcançar os GTs. Após uma hora, os LMGT3 já estavam seis voltas atrás dos protótipos.
A corrida seguiu movimentada, com a Ferrari #50, de Miguel Molina, sendo pressionada pelo Aston Martin #007. Pela 10ª posição, o Toyota #8 de Brendon Hartley travava uma disputa acirrada com o Aston Martin #009 de Marco Sørensen e o Alpine #36 de Frédéric Makowiecki na descida do S do Senna.
Punições e incidentes
A primeira bandeira amarela foi acionada após Ian James, da The Heart of Racing #27, perder o carro na Curva 12. Felizmente, ele conseguiu retornar à prova.
Pouco depois, uma série de punições movimentou o paddock: os carros #46, #51, #81 e #88 receberam 5 segundos de penalidade por infrações no procedimento de largada. O Cadillac #12 foi punido com um drive-through por uma infração técnica, enquanto os carros #35 (Habsburg) e #54 (Flohr) foram investigados após um incidente na Curva 2.
O Corvette #33, da TF Sport, e novamente o #35 receberam 10 segundos de penalidade para a próxima parada de pitstop. Além disso, Makowiecki (#36) e Calado (#51) foram investigados por ultrapassagens fora dos limites de pista na Curva 3.
Kevin Magnussen, no BMW #15, foi o primeiro a entrar nos boxes com problemas técnicos, seguido pelo Alpine #36. Ambos retornaram à pista após reparos, mas com ritmo comprometido.
Viradas e expectativas
Com duas horas de prova, Earl Bamber assumiu a liderança geral com o Cadillac #38, ultrapassando o Porsche #6 de Andlauer. Entre os LMGT3, o Lexus #87 passou a comandar o ritmo.
A expectativa para as últimas duas horas é de ainda mais emoção, com estratégias sendo redefinidas em tempo real e o público vibrando nas arquibancadas de Interlagos a cada troca de posição. Acompanhe ao vivo as 6 Horas de São Paulo no YouTube da Band.