No primeiro dia de testes pré-temporada da MotoGP em Sepang, na Malásia, a sessão foi marcada por várias quedas, incluindo a do atual campeão mundial, Jorge Martín. Ele pilotava sua Aprilia RS-GP quando foi violentamente arremessado durante a Curva 2 e caiu de cabeça no chão. Martín sofreu múltiplas fraturas: uma no 5º metacarpo da mão direita e outras nos 3º, 4º e 5º metatarsos do pé esquerdo.
Martín retornou à Espanha após os exames iniciais na Malásia e passaria pela cirurgia sob os cuidados médicos adequados. O Dr. Xavier Mir realizou sua cirurgia na manhã dessa sexta-feira (07), e informou que correu tudo bem.
Análise da Michelin e controvérsia com a Aprilia
A Michelin (fornecedora de pneus da MotoGP) investigou o acidente e identificou uma anomalia na temperatura interna do pneu traseiro de Martín. Segundo Taramasso, chefe da Michelin, essa temperatura estava cerca de 15 graus abaixo do normal (entre 90-100 graus), o que pode ter contribuído para a perda de aderência repentina. A Aprilia questionou as operações logísticas da Michelin após sugerir que o pneu traseiro foi responsável pelo acidente.
Outros acidentes durante os testes
Além de Martín, Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) e Raúl Fernández (Trackhouse) também estiveram envolvidos em acidentes.
Acidente de Fabio Di Giannantonio
Di Giannantonio caiu e fraturou a clavícula esquerda, onde já havia realizado um procedimento cirúrgico no final do ano passado. O piloto retornará à Itália para passar por nova cirurgia. "Fabio Di Giannantonio foi diagnosticado com uma fratura na clavícula esquerda após seu acidente na curva 5 no teste de Sepang. O piloto da Pertamina Enduro VR46 Racing Team voará de volta hoje à noite para a Itália para passar por uma cirurgia", comunicou a VR46.
Acidente de Raúl Fernández
O acidente de Raúl Fernández ocorreu antes do término da terceira hora de atividades em Sepang. Após uma queda, ele foi avaliado no centro médico do circuito e diagnosticado com uma fratura no metacarpo da mão esquerda. Além disso, os médicos identificaram também uma fratura no pé esquerdo.
Fernández retornou a Barcelona para realizar uma cirurgia que visa acelerar sua recuperação. Esta é a segunda vez que o piloto perde a primeira bateria da pré-temporada da MotoGP devido a um acidente; o primeiro ocorreu no dia 5 de fevereiro do ano passado, quando ele enfrentou lesões no quadril e na pélvis após uma queda severa.