Começando nas pistas aos sete anos e considerada pequena demais para competir na época, Doriane Pin nunca se contentou em passar despercebida. Após o kart, optou por seguir carreira nos carros esportivos e se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio de Revelação do Ano do Campeonato Mundial de Endurance.
Foram três anos competindo nas categorias GT3 e LMP2, até que a Mercedes lhe ofereceu a oportunidade de representar a equipe na F1 Academy em 2024, onde foi vice-campeã na sua temporada de estreia, antes de conquistar o título de maneira sólida no ano seguinte.
Pin resumiu a temporada de 2025 com a palavra “campeã”, orgulhando-se de todo o trabalho duro em conjunto com a equipe desde o início do projeto, afirmando estar satisfeita com sua trajetória na F1 Academy, descrita como “inesquecível”. A piloto também comentou sobre suas rivalidades nos dois anos na categoria: em 2024 com Abbi Pulling, campeã na ocasião; e em 2025 com Maya Weug, com quem disputou até a última corrida da temporada.
Após o vice-campeonato para Pulling, Doriane iniciou sua segunda temporada na F1 Academy com assuntos inacabados. Apontada como favorita diante de sua rival, a francesa não permitiu que o peso das expectativas recaísse sobre seus ombros, considerando a paridade com Weug um incentivo e algo muito positivo ao longo do ano.
Em uma temporada acirrada, com a liderança do campeonato mudando diversas vezes, a então piloto júnior da Mercedes não poupou esforços. Venceu o campeonato com quatro vitórias e quatro pódios, terminando fora do top 5 em apenas uma ocasião e pontuando em todas as corridas.
"Apenas estar presente", respondeu Pin, quando questionada sobre sua mentalidade em 2025. "Ganhar e lutar por um título durante todo o ano não foi fácil, porque quando você está na liderança, você é quem tem que ser batido. Você é quem precisa estar lá [na liderança] o tempo todo”, afirmou. A francesa também declarou que essa mentalidade fez diferença no momento mais decisivo da temporada, em Las Vegas.
Fazendo parte da Mercedes, o título de Doriane teve um significado especial dentro da equipe. George Russell, Kimi Antonelli e Toto Wolff estiveram entre os primeiros a parabenizar a campeã, e o chefe da equipe fez questão de destacar publicamente o impacto de Pin no projeto.