Neste sábado (21) as emoções da classe rainha das motos começaram logo cedo, com a classificação para as corridas de Mugello acontecendo - e com a equipe e dona da casa mostrando sua força.
A Ducati fez 1-2 com Marc Márquez fazendo a pole position com o tempo de 1min44s169, seguido por Francesco Bagnaia, superado por apenas 0.059s, mostrando que seu ótimo casamento com a pista pode trazer um novo rumo para o campeonato. Álex Márquez fechou a primeira fila, apenas a 0.083s, mostrando como a classificação entre as Ducatis foi decidida no detalhe.
No Q1, Fermín Aldeguer foi o mais rápido com o tempo de 1min44s894, sendo o único piloto da sessão a baixar o tempo de 1:44, enquanto Raúl Fernández também conseguiu avançar para o Q2, com 0.243s de diferença para o piloto da Gresini e levando a Trackhouse para a disputa pela pole.
A frustração ficou por conta do de Jack Miller, que quase colocou a Pramac para a disputa, assim como Johann Zarco e sua Honda satélite. A segunda vaga foi decidida no detalhe, com apenas 0.048s separando o segundo e o quarto colocado.
Seguindo no Q2, depois da primeira fila dominada pela Ducati, Fabio Quartararo conquistou um sólido quarto lugar e irá abrir a segunda fila, ao lado dele, Maverick Viñales, que foi o mais rápido no treino classificatório da sexta-feira. Franco Morbidelli ficou na sexta colocação.
Fabio Di Giannantonio, Pedro Acosta, Alex Rins, Marco Bezzecchi, Raúl Fernández e Fermín Aldeguer completaram o top 12 pilotos que estavam na disputa pela pole. A MotoGP volta às pistas ainda neste sábado, a partir das 10h para a Corrida Sprint, com transmissão da ESPN/Disney+.