Parece poético: Maximo Quiles é um “pupilo” do octacampeão Marc Márquez, sendo o único a ser orientado oficialmente pelo piloto da Ducati. Quiles chegou à Moto3 com os olhos voltados para ele, mas sem nem ao menos ter a idade mínima para competir, precisou esperar para fazer sua estreia.
Marc Márquez conquistou sua primeira pole position em Le Mans, primeiro pódio em Silverstone e vitória em Mugello. Quinze anos depois, a história se repete com Maximo Quiles, que lutou desde a terceira fila para liderar a dobradinha de estreantes, à frente de Álvaro Carpe. Dennis Foggia completou o pódio em uma clássica disputa de Moto3 em Mugello.
Em uma corrida eletrizante, repleta de ultrapassagens, trocas na liderança e quedas. O espanhol cruzou a linha de chegada apenas seis milésimos à frente de Álvaro Carpe, que tinha largado na pole position. Com uma atuação brilhante repleta de disputas e ultrapassagens, o espanhol conquistou sua primeira vitória na categoria, marcando também seu terceiro pódio consecutivo.
O que aconteceu na corrida
A corrida começou com uma intensa disputa pela segunda colocação entre o líder do campeonato José Antonio Rueda e Scott Ogden, vencida pelo espanhol. Já na terceira volta, um toque entre Ogden e Almansa resultou na queda do piloto da Leopard Racing que precisou abandonar, enquanto Ogden conseguiu seguir na prova.
O dia não foi bom para os pilotos da casa, Luca Lunetta fazia uma grande uma corrida de recuperação, ganhando 10 posições e assumindo a liderança na volta 7. No entanto, caiu na volta 9 após um toque envolvendo David Muñoz e Adrian Fernández. Pouco depois, Guido Pini, caiu após contato com Joel Kelso.
A disputa continuou com muitas trocas na liderança com Álvaro Carpe e Maximo Quiles protagonizando uma boa briga pela ponta e, por fim, Quiles conseguiu assumir a liderança no fim, seguido por Carpe com quem disputou roda a roda até a linha de chegada. Confira o top dez da corrida:
A Moto3 volta às pistas já na próxima semana, entre os dias 27 a 29 de junho, no Circuito de Assen, na Holanda.