Na manhã deste domingo (16), a Moto3 foi às pistas para dar início à sua última corrida da temporada no Grande Prêmio de Valência. Na pole, largou Adrián Fernández, piloto da Leopard Racing. Ao seu lado, estava seu companheiro de equipe, David Almansa, seguido de Maximo Quiles, completando a primeira fila.
O vencedor da corrida foi Adrián Fernández, que conquistou sua primeira vitória na categoria após 86 corridas. O piloto apresentou uma performance muito consistente, se defendendo de toda pressão e tentativas de ultrapassagem.
Como foi a corrida?
A largada foi muito acirrada. Na primeira curva, Quiles, Fernández, Carpe e Almansa disputavam as primeiras posições. Foi no início da segunda volta que Adrián perdeu a liderança para Almansa e também foi ultrapassado por Quiles, mas na curva seguinte assumiu o segundo lugar.
Adrián conseguiu assumir a ponta na terceira volta após uma disputa acirrada com seu companheiro de equipe, Almansa, que se viu obrigado a realizar a curva de maneira mais aberta e caiu para o oitavo lugar. No setor 4, Joel Kelso sofreu uma queda e a bandeira amarela foi acionada, mas o australiano conseguiu retornar à pista em seguida. Maximo Quiles se aproximava de Fernández a cada setor, diminuindo a distância entre eles. Adrián seguia se defendendo e Almansa escalava o pelotão.
Luca Lunetta realizou uma ultrapassagem sobre Quiles na sétima volta e assumiu o segundo lugar, mas o espanhol recuperou a posição rapidamente. David Almansa perdeu algumas posições na volta seguinte, caindo para sétimo lugar. O primeiro pelotão, que ia até o nono lugar, estava muito próximo e realizando os setores em um ritmo muito parecido, disputando com muito afinco cada uma das posições.
Adrián tentava mas não conseguia abrir uma distância segura na liderança. Em uma tentativa de ultrapassagem na décima terceira volta, Quiles abriu muito na curva e foi ultrapassado por Furusato, que havia largado em nono lugar.
Os três primeiros estavam muito próximos.
A cinco voltas do fim, Quiles retomou a segunda posição. Álvaro Carpe e Guido Pini se aproximaram do primeiro pelotão, fechando o top-5. Carpe pressionava Furusato, tentando a ultrapassagem, porém o japonês conseguiu aumentar o ritmo e ultrapassou Quiles a três voltas do fim. A disputa pelo segundo lugar estava muito acirrada, com os pilotos realizando belas ultrapassagens a cada curva.
Foi na última volta onde Carpe ultrapassou Quiles, mas o espanhol retomou a posição. Porém, nas últimas curvas, Carpe e Pini conseguiram ultrapassar Maximo e o espanhol terminou a corrida na quinta posição. Furusato foi o segundo a cruzar a linha de chegada, mas terminou em terceiro lugar após ter utilizado os limites de pista para se defender de Álvaro Carpe.
Após seis anos, Adrián conquistou sua primeira vitória na categoria. Nesta temporada, o piloto conseguiu duas pole positions e quatro pódios.
Adrián concedeu uma entrevista exclusiva ao Parabólica durante o Grande Prêmio de Portugal. Confira aqui!