Futura equipe de Rafael Câmara na F1 troca piloto titular de última hora antes do GP do México

Japonês Ryo Hirakawa vai substituir Esteban Ocon no restante do fim de semana; equipe não explicou o motivo da mudança

31 out 2026 - 12h52
Resumo
A Haas anunciou a substituição de última hora de Esteban Ocon pelo reserva japonês Ryo Hirakawa para o GP do México de Fórmula 1. A equipe descartou problemas de saúde, mas não revelou o motivo da troca. Hirakawa, bicampeão do WEC e vencedor das 24 Horas de Le Mans, fará sua estreia oficial em uma corrida da categoria. A mudança ocorre pouco após a escuderia confirmar a contratação do brasileiro Rafael Câmara para assumir a vaga de Ocon a partir da temporada de 2027.

A Haas, equipe que terá o brasileiro Rafael Câmara como piloto titular na Fórmula 1 a partir de 2027, anunciou uma mudança de última hora para o GP do México. Neste sábado (31), a escuderia confirmou que o francês Esteban Ocon não participará do restante do fim de semana e será substituído pelo japonês Ryo Hirakawa, de 32 anos, atual reserva do time.

Publicidade

A Haas não explicou o motivo da substituição de Ocon e informou que não fará novos comentários sobre o assunto. A equipe, porém, descartou que a decisão tenha relação com problemas de saúde do piloto.

Hirakawa já havia participado do primeiro treino livre no Autódromo Hermanos Rodríguez, na sexta-feira (30), quando ocupou justamente o carro de Ocon. O japonês terminou a atividade na 15ª colocação, em sua terceira participação em uma sessão de treinos livres nesta temporada.

Com a mudança, Hirakawa será companheiro de Oliver Bearman no terceiro treino livre, na classificação deste sábado e na corrida de domingo (1º), que terá 71 voltas. A prova marcará a estreia do japonês em uma corrida da Fórmula 1.

Apesar de nunca ter disputado um Grande Prêmio da categoria, Hirakawa tem experiência no automobilismo internacional. O piloto conquistou dois títulos do Mundial de Endurance (WEC), em 2022 e 2023, e venceu as 24 Horas de Le Mans em 2022, competindo pela Toyota.

Publicidade

Ocon deixará a Haas para a chegada de Rafael Câmara

A mudança acontece pouco mais de duas semanas depois de a Haas anunciar a contratação do brasileiro Rafael Câmara para a temporada de 2027. O piloto de 21 anos, que atualmente lidera o campeonato da Fórmula 2, assinou um contrato com a equipe americana e ocupará a vaga de Ocon no próximo ano.

O francês, de 30 anos, já tinha sua saída confirmada ao término da temporada de 2026. Ele chegou à Haas em 2025, depois de cinco temporadas na Alpine.

Câmara, por sua vez, conquistou o título da Fórmula 3 em 2025 e faz parte da academia de pilotos da Ferrari. O brasileiro terá sua primeira temporada como titular da Fórmula 1 no próximo ano.

Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações