Vettel vence corrida marcada por acidente na primeira curva

26 ago 2018 - 11h40
(atualizado às 11h49)

Deu Vettel em Spa-Francorchamps. Neste domingo, pelo Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, o piloto da Ferrari ultrapassou o rival Lewis Hamilton, da Mercedes, ainda na primeira volta, e não permitiu que sua liderança fosse ameaçada pelo restante da corrida, 13ª do calendário da modalidade em 2018.

Com o resultado, o alemão conquistou 25 pontos e atingiu a marca de 214 pontos na temporada. Mesmo com o segundo lugar na Bélgica, Hamilton ainda permanece na liderança da tabela de classificação dos pilotos, com 231 pontos somados.

Publicidade

A corrida deste domingo ficou marcada pelo acidente logo na primeira curva após a largada. A McLaren de Fernando Alonso sofreu toque por trás e "voou" no lendário circuito europeu, prejudicando diretamente e indiretamente outros quatro pilotos.

Acidente na primeira curva e superioridade de Vettel no restante do percurso de Spa

O início de corrida em Spa-Francorchamps pôde ser definido como loucura. Logo na primeira curva após a largada, Nico Hulkenberg, da Renault, perdeu o tempo de freio e acertou em cheio a traseira da McLaren de Alonso, que voou na pista e comprometeu também a Sauber de Leclerc.

Não bastasse o acidente, outros pilotos também se prejudicaram na largada: Ricciardo teve a asa traseira quebrada; Raikkonen viu seu pneu traseiro dianteiro ser furado; e, por fim, Bottas danificou a asa dianteira na confusão e teve que ir aos boxes.

Após a bandeira amarela e a entrada do safety car na pista, a corrida teve o seu reinício. Com isso, Hamilton passou a atacar Vettel, que se defendeu muito bem e passou a abrir distância para o britânico. Entretanto, enquanto a Ferrari do alemão correspondia na pista, o carro de seu companheiro de equipe deixou a desejar e, com problemas na asa, ocasionou o abandono de Raikkonen.

Publicidade

Enquanto Bottas fazia uma corrida de recuperação, realizando várias ultrapassagens e figurando na zona de pontuação, seu companheiro de equipe tentava diminuir a diferença com relação a Vettel. Depois de bolhas aparecerem no carro do britânico da Mercedes, Hamilton foi aos boxes antes do oponente, esperando que a estratégia desse certo.

Entretanto, a Ferrari ordenou que o piloto alemão "desse um gás" na volta de intervalo e fizesse sua parada logo em seguida. O plano da escuderia italiana funcionou e Sebastian Vettel voltou à frente do rival britânico, mantendo a liderança.

A partir daí, a primeira colocação do piloto não sofreu ameaças. Vettel conseguiu manter distância com relação a Hamilton, não permitiu que o britânico se aproximasse e recebeu a bandeira quadriculada no lendário circuito de Spa-Francorchamps.

O destaque do percurso, entretanto, ficou mesmo com Valtteri Bottas. O finlandês fez grande corrida tendo largado em 17º, por alterações no motor, envolveu-se em acidente na largada e teve que ir aos boxes. Ainda assim, fez bela recuperação e conseguiu chegar em quarto.

Publicidade

A próxima corrida da Fórmula 1 será já no final de semana seguinte, em Monza, na Itália. O 14º Grande Prêmio da temporada 2018 da modalidade será disputado ás 10h10 (horário de Brasília) do domingo.

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se