Leonardo Fornaroli se sagrou campeão da Fórmula 2 neste domingo (30/11) após a corrida principal no Qatar. O italiano chegou na segunda posição, que foi suficiente para atingir os 41 pontos necessários para que ele pudesse chegar à Abu Dhabi sem chances de que alguém tomasse seu lugar, mesmo atingindo a pontuação máxima do fim de semana, que são 39 pontos.
Ele se juntou à Charles Leclerc, Oscar Piastri e Gabriel Bortoleto como pilotos que foram campeões da F3 e da F2 de forma consecutiva, e todos os nomes citados já se consolidaram na Fórmula 1, entretanto, esse não parece ser o futuro de Fornaroli.
Muito se fala sobre sua consistência, porém, ao vencer o campeonato sem nenhuma vitória na Fórmula 3, o italiano foi muito questionado sobre seu talento. A falta de apoio de uma academia de pilotos também fez com que o futuro do italiano se tornasse incerto.
Foram quatro vitórias, nove pódios e três poles na Fórmula 2, porém, mesmo com o objetivo de ter o campeonato já alcançado ao fim da temporada, não há expectativas de que o jovem piloto suba para a F1 no próximo ano.
É o terceiro piloto que vence a F2, mas não tem garantia de estar na F1, assim como Felipe Drugovich e Theo Pourchaire, campeões em 2022 e 2023. E como os campeões não podem repetir o ano na categoria, o futuro para o próximo ano de Fornaroli é um mistério.