McLarens dominaram o primeiro dia do GP de São Paulo, com Norris e Piastri à frente; Bortoleto enfrentou frustração ao terminar em 14º e Verstappen teve desempenho discreto, enquanto Hamilton teve um dia complicado, rodou e enfrenta investigação.
Um verdadeiro 'carrossel' de emoções tomou conta do Autódromo de Interlagos durante o primeiro dia do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1: nesta sexta-feira, 7, os brasileiros voltaram a torcer por um dos seus após sete anos sem um representante na principal categoria do automobilismo mundial.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Gabriel Bortoleto, da Sauber, agradeceu o público presente na Fanzone de Interlagos e retribuiu o amor da torcida antes de assumir o volante do carro nº 5 do grid para seu primeiro Treino Livre no Brasil.
Além da estreia do brasileiro, o público exaltou a presença de Lewis Hamilton, querido pelos brasileiros, em sua primeira participação na etapa brasileira como piloto da Ferrari. Com o paddock lotado de fãs, a sexta-feira deu o tom para os próximos dias do GP de São Paulo.
A seguir, confira os destaques do primeiro dia do GP de São Paulo de Fórmula 1:
McLarens na liderança
Na ponta do campeonato de pilotos e já com o título dos construtores assegurado, Lando Norris e Oscar Piastri foram os grandes nomes do primeiro dia de GP em São Paulo. Com pista seca e temperatura amena durante a manhã, o britânico fechou o único Treino Livre com o melhor tempo, de 1'09.975, em 31 voltas. Piastri completou a dobradinha com 1'09.998, em 33 voltas.
Na qualificatória para a corrida Sprint, da manhã de sábado, 8, Norris cravou o favoritismo e levou a pole com 1’09.243. Piastri caiu para a terceira posição durante o Q3 após ser superado por Kimi Antonelli, da Mercedes, que terminou a prova classificatória com 1’09.340.
Frustração de Gabriel Bortoleto
É possível dizer que o brasileiro sentiu o peso de correr em Interlagos. Mesmo com o apoio da torcida, Bortoleto deixou a qualificatória no Q2, com a 14ª posição. Aparentemente insatisfeito com o resultado, o piloto da Sauber não conversou com o público do paddock após finalizar a sessão.
O companheiro de Bortoleto na Sauber, Nico Hülkenberg, finalizou a qualificatória na 10ª colocação, com tempo de 1’09.935.
Max Verstappen 'sem gás'?
Chame de estratégia ou cansaço, Max Verstappen, que briga pelo pentacampeonato mundial, 'escondeu o jogo' em seu primeiro dia de GP de São Paulo. O neerlandês terminou o Treino Livre com o quarto pior tempo da sessão, na frente apenas de Charles Leclerc e Lewis Hamilton, da Ferrari, e de Yuki Tsunoda, seu companheiro na RBR.
Já na qualificatória, Verstappen avançou ao Q3, mas terminou na sexta colocação e largará na terceira fileira durante a corrida da manhã de sábado.
Dia ruim para Lewis Hamilton
O britânico também não se encontrou, até o momento, no autódromo paulistano. Logo no Treino Livre, o britânico rodou na pista e terminou a sessão com o terceiro pior tempo. Já na qualificatória, além de cair no Q2 com a 11ª colocação, Hamilton também foi convocado pelos comissários da FIA após um incidente durante a sessão.
O piloto da Ferrari é investigado por não reduzir a velocidade durante a exibição das bandeiras amarelas duplas, após seu companheiro, Charles Leclerc, rodar nos instantes finais da sessão.
Além do tempo ruim no Treino Livre, Hamilton, mesmo ovacionado pela torcida, caiu na qualificatória da Sprint ainda no Q2, com a 11ª colocação.