F1: Ocon recebe punição de 10 segundos após colisão com Colapinto no GP da China

Direção de prova culpa piloto da Haas por toque com a Alpine na saída dos boxes; prova em Xangai segue em andamento

15 mar 2026 - 05h23
Após saída dos boxes, Ocon e Colapinto se chocam nas primeiras curvas do traçado chinês, resultando em punição para a Haas
Após saída dos boxes, Ocon e Colapinto se chocam nas primeiras curvas do traçado chinês, resultando em punição para a Haas
Foto: Reprodução

O Grande Prêmio da China de Fórmula 1 segue em andamento, mas já conta com intervenções decisivas dos comissários de pista. Esteban Ocon foi punido com o acréscimo de 10 segundos em seu tempo final de prova após causar um acidente com Franco Colapinto logo na saída dos boxes do circuito de Xangai.

O incidente ocorreu no momento em que o piloto da Haas retornou à pista após realizar o seu pit stop, encontrando imediatamente o carro da Alpine. A disputa por espaço se estendeu pelas primeiras curvas do traçado chinês de forma agressiva, até que o toque entre os dois carros se tornasse inevitável, comprometendo o traçado e o ritmo de ambos.

Publicidade

Após uma rápida investigação do lance por meio das câmeras on-board e da telemetria, a direção de prova da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) declarou Ocon como o culpado pela colisão.

Como a corrida ainda está em pleno desenvolvimento, a penalização de 10 segundos será aplicada de forma automática no tempo total do francês logo após o cruzamento da linha de chegada. A sanção obriga o piloto da Haas a forçar o ritmo no traçado para tentar abrir vantagem em relação ao pelotão de trás e minimizar a queda na tabela de classificação final.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se