No último domingo (13), Oliver Rowland consagrou seu primeiro título mundial na Fórmula E. O britânico contou com uma estratégia ruim da Porsche com seu principal adversário, que não pontuou na prova.
Juntamente com a Nissan, a temporada de Rowland foi extremamente consistente, abrindo uma larga vantagem no campeonato e não dando chances de aproximação para os seus adversários, até a Corrida 1 de Berlim, onde o piloto abandonou, e vou Wehrlein subir ao pódio e diminuir a diferença. A decisão parecia se encaminhar para Londres, mas o domingo foi decisivo.
O que aconteceu na corrida
Pascal Wehrlein sofreu pressão de Dan Ticktum mas manteve a liderança, mas o destaque foi Taylor Barnard, fazendo uma ultrapassagem dupla em cima de Frijns Da Costa e logo na segunda volta, assumindo a terceira posição.
A surpresa do início da corrida foi a ascensão da Cupra KIRO, com David Beckmann acionando o moto ataque e servindo de escudeiro para Dan Ticktum, que conseguiu ultrapassar Pascal Wehrlein e assumir a primeira posição da prova.
A prova continuou com trocas intensas nas primeiras posições, com as Porsches e Ticktum protagonizando grande parte delas. Isso gerou uma grande preocupação para o box da equipe, já quena sexta-feira, o atual campeão foi punido após um toque em seu companheiro de equipe, e eles novamente voltaram a se encontrar na pista.
Na volta 19, Taylor Barnard novamente assumiu o protagonismo, realizando outra ultrapassagem dupla em cima das Porsches e assumindo a liderança. Logo depois, Sébastien Buemi ficou parado na pista, gerando uma bandeira amarela e um safety car. O brasileiro Sérgio Sette Câmara e Edoardo Mortara haviam acionado o modo ataque e foram prejudicados com o acionamento do safety car, que serviu também para acalmar a corrida intensa que se formou - e mudar completamente as estratégias do pelotão.
Na relargada, Barnard acionou o modo ataque e também foi prejudicado com outra bandeira amarela e mais um safety car, causados por uma colisão entre Nico Müller e Sam Bird. Na segunda relargada, foi a vez de Wehrlein acionar o modo ataque e abrir a caça ao piloto da McLaren. Além do atual campeão, a maioria dos pilotos começou a usar a potência extra, já que faltavam apenas dez voltas para o fim.
Na briga entre os pilotos com o acionamento de modo ataque, Mitch Evans, vencedor da Corrida 1 no sábado chegou a assumir a liderança, mas foi ultrapassado pelo líder do campeonato, Oliver Rowland, que naquele momento, com as posições de pista, viu as chances de título ficarem cada vez mais próximas.
A estratégia da Porsche falhou com o atual campeão mundial e vice-líder do campeonato, que ficou preso no final do pelotão e não conseguiu avançar para a zona de pontuação, enquanto seu rival avançou ao top 5. Na penúltima volta, uma full course yellow foi acionada repentinamente, mas a volta final foi cedida em bandeira verde, sagrando a vitória de Nick Cassidy e o título de Rowland.
O grande destaque da corrida foi o brasileiro, Felipe Drugovich, que fez sua estreia neste fim de semana e conquistou um sétimo lugar na sua segunda corrida como titular, marcando bons pontos e ajudando a Mahindra no campeonato de equipes. A Fórmula E agora volta às pistas para as últimas corridas da temporada, na rodada dupla de Londres, nos dias 26 e 27 de julho.