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3 formas de usar IA Generativa pra alavancar vendas na Black Friday

35,7% dos varejistas digitais planejam investir em IA para alavancar vendas da data, especialista dá dicas para se destacar

15 nov 2023 - 06h40
3 formas de usar IA Generativa pra alavancar vendas na Black Friday
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Segundo levantamento realizado pelo Google, as buscas pela Black Friday 2023 já são 114% maiores do que as do  mesmo período do ano anterior. Entre os itens mais desejados pelos consumidores estão os de vestuário, perfumaria, celulares e eletrodomésticos, apontando que o momento das marcas que vendem esses produtos colocarem em prática estratégias para alavancarem as vendas é agora.

Entre as estratégias, segundo pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil, em parceria com a Equals e Nuvemshop, está o uso de Inteligência Artificial. Cerca de 35,7% dos varejistas digitais planejam investir em Inteligência Artificial como uma das ferramentas para um bom desempenho de vendas no período. 

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Especialista em parcerias estratégicas da empresa de dados Indicium, Isabela Blasi salienta que em épocas sazonais como a Black Friday, a quantidade de consumidores pode triplicar ou quadruplicar, por isso é importante estar preparado para a alta demanda. "Usar IA Generativa é útil para prever a demanda e personalizar ofertas, ações fundamentais para vender mais", diz ela.

A especialista dá as dicas para implementar estratégias que vendam mais na Black Friday.

Assistente virtual com IA Generativa

Recepcionar o cliente com agilidade e de forma assertiva é ainda mais importante no ambiente virtual, principalmente porque os consumidores que procuram promoções na Black Friday possuem o hábito de buscar ofertas no período da madrugada. Uma forma de oferecer atendimento 24h é disponibilizar um assistente virtual, que permita aos consumidores esclarecerem dúvidas sobre produtos ou serviços a qualquer momento.

“Empresas que ainda não investem em um chatbot estão defasadas. Se os consumidores podem acessar e comparar os produtos e preços a qualquer momento, é esperado que o canal de atendimento também esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar”, afirma a especialista.

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Vitrine virtual

Diferente das lojas físicas, o ambiente online permite a criação de vitrines virtuais personalizadas para cada consumidor, isso porque a Inteligência Artificial pode ser usada para coletar dados de usuários e apresentar ao cliente promoções e ofertas exclusivas baseadas em seu histórico de compra.

A navegação personalizada, promovida pelo uso de um software de IA permite à loja conhecer os hábitos de consumo do cliente, indicando produtos similares, permitindo a comparação entre itens e tornando a experiência do usuário única. 

“Analisando os dados, o time de estratégia das marcas pode, por exemplo, criar um programa de fidelidade, oferecer descontos na primeira compra ou frete grátis para incentivar os clientes a comprarem. Em datas como a Black Friday, essa estratégia também facilita a coleta de dados para ações do ano seguinte”, completa Isabela.

Foto: Montagem Homework

Carrinhos

A maioria das pessoas já encheu um carrinho online e abandonou a compra. Usando Inteligência Artificial, é possível enviar uma mensagem personalizada ao cliente, avisando que ele “se esqueceu" de finalizar a compra e o incentivando a retornar ao site. 

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Junto com o e-mail, algumas empresas optam pela estratégia de oferecer um desconto por tempo limitado para incentivar o consumidor a fechar o negócio.

Com base no histórico do carrinho, a empresa pode sugerir novamente o item escolhido como compra recorrente, o que facilita a procura do cliente e em alguns casos, inclusive, serve como um lembrete de um produto desejado anteriormente.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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