A cada dia, a sociedade vem se modernizando mais para facilitar a vida das pessoas, principalmente com contas no banco, pagamentos de boletos e outras ações financeiras.
Lançado em outubro de 2020, o Pix vem auxiliando o brasileiro com pagamentos e transferências. Contudo, os golpistas também acompanharam os avanços e criaram novas estratégias para enganar e roubar dados e dinheiro.
O especialista em segurança digital William Dolato explica como se proteger de tentativas de extorsão.
Golpe do Pix
Essa ação começa quando os golpistas roubam o Whatsapp e pedem dinheiro emprestado via Pix às pessoas mais próximas. Usando desculpas, os criminosos tentam levar a vítima a transferir uma quantia de reais para a chave de um laranja.
William Dolato explica que o vazamento de dados também contribuem para o sucesso do crime, pois os golpistas têm informações da possível vítima.
Como se proteger?
- Ter sempre a autenticação de duas etapas ativa no Whatsapp;
- Vá nas configurações de privacidade do aplicativo de mensagens e deixe sua foto de perfil disponível apenas para contatos. Não deixe o criminoso ter acesso a sua foto, pois ele pode se passar por você;
- Quando alguém te pedir dinheiro, peça para a pessoa te mandar um áudio ou fazer uma ligação. Caso seja um golpista, ele vai inventar desculpas.