Os contratos de compra de moradias usadas nos Estados Unidos caíram mais do que o esperado em junho uma vez que o aumento das taxas de hipotecas e dos preços dos imóveis afastou os potenciais compradores do mercado.
O índice de vendas pendentes de imóveis caiu 5,4% no mês passado, para 72,5, informou a Associação Nacional de Corretores Imobiliários nesta quinta-feira.
Economistas consultados pela Reuters previam que os contratos — que se transformam em vendas após um ou dois meses — cairiam 0,5%. Em junho, elas registraram queda de 0,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
As taxas de hipotecas provavelmente permanecerão elevadas em meio à retomada das hostilidades entre os Estados Unidos e o Irã, após o colapso de um frágil cessar-fogo na semana passada.
"As taxas de hipotecas mais altas em quase um ano e o preço médio nacional das casas, que atingiu um recorde, estão contribuindo, juntos, para um mercado imobiliário morno, o que é especialmente difícil para quem está comprando casa pela primeira vez", disse Lawrence Yun, economista-chefe da associação.