Trump diz que economia dos EUA está "algemada" pelo Fed e pede corte dos juros

9 ago 2019 - 11h31
(atualizado às 12h03)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta sexta-feira que o Federal Reserve reduza a taxa de juros em um ponto percentual, dizendo que a economia do país está "algemada" pela política monetária do banco central dos EUA.

Presidente dos EUA, Donald Trump, conversa com repórteres na Casa Branca
09/08/2019
REUTERS/Leah Millis
Presidente dos EUA, Donald Trump, conversa com repórteres na Casa Branca 09/08/2019 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

Falando a repórteres na Casa Branca, Trump disse que o dólar forte está prejudicando a indústria norte-americana e que o Fed precisa reduzir os juros, apesar de o banco central ter cortado a taxa de juros no mês passado pela primeira vez desde 2008.

Publicidade

Um corte de um ponto percentual seria mais agressivo do que a redução de 0,75 ponto percentual que o mercado espera que o Fed faça em pequenos passos entre agora e janeiro.

O presidente republicano não deu mais detalhes sobre como ele quer que o Fed ponha em prática um corte tão acentuado.

Caso feito de uma só vez, o corte de um ponto percentual seria dramático --o tipo de passo associado a um choque econômico severo, em oposição aos ajustes trimestrais que o Fed tende a realizar para ajustar sua meta de taxa de juros.

Em 31 de julho, o Fed cortou sua taxa de juros em 25 pontos-base para faixa entre 2,00% e 2,25%, citando implicações dos desenvolvimentos globais para as perspectivas econômicas dos EUA e pressões inflacionárias reduzidas.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se