Tarifa à China por compra de petróleo russo pode ser considerada em algum momento, diz Bessent

O secretário do Tesouro dos EUA afirma que o Brics, do qual fazem parte os dois países, é um bloco 'performático' e que 'todos querem negociar os EUA'

7 ago 2025 - 21h30

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou nesta quinta-feira, 7, que o governo de Donald Trump está considerando em algum momento aplicar novas tarifas contra a China por conta da compra de petróleo russo por Pequim.

"Trump está mantendo todas as opções de tarifas e sanções em aberto para acabar com a guerra da Ucrânia", afirmou ele em entrevista à Fox News.

Publicidade

Perguntado se o Brics — bloco que tem como fundadores, além da China e da Rússia, o Brasil e a Índia, ambos alvos de tarifas punitivas — podem se unir para retaliar Washington, Bessent respondeu que o bloco é "performático" e que "todos querem negociar os EUA".

Segundo Bessent, Trump está usando as tarifas como instrumento de política externa ao impor taxas secundárias sobre produtos indianos.

O secretário também defendeu que o Federal Reserve (Fed) deve cortar as taxas de juros, em coro com as pressões que Trump há meses vem direcionando ao presidente do BC americano, Jerome Powell.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se