Tanto Kevin Warsh quanto Kevin Hassett são qualificados para chefiar o Federal Reserve, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, nesta terça-feira, acrescentando que qualquer candidato escolhido pelo presidente Donald Trump para o cargo precisa ter "uma mente aberta".
"Ambos são muito, muito qualificados", disse Bessent em uma entrevista à Fox Business Network.
Trump disse ao Wall Street Journal na semana passada que estava inclinado a escolher Warsh, ex-diretor do Fed, ou Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca.
"Precisamos de alguém que tenha uma mente aberta", disse Bessent. Em particular, disse ele, eles devem "quebrar essa ideia que às vezes, muitas vezes, o Fed tem de que o crescimento cria inflação. O crescimento não gera inflação. O atrito cria inflação quando há mais demanda na economia do que oferta."
Trump também disse ao Wall Street Journal que gostaria de ser pelo menos consultado sobre as decisões relativas às taxas de juros, o que foge da lógica de atuação independente do banco central.
O atual presidente do Fed, Jerome Powell, cujo mandato termina em maio, foi alvo de ataques contundentes de Trump por não ter reduzido as taxas de juros mais rapidamente.
Bessent rejeitou as críticas de que Hassett seria muito próximo de Trump para preservar a independência do Fed e deveria ser desqualificado.
"Essa ideia de que as pessoas não têm poder de decisão e não podem tomar suas próprias decisões está errada", disse Bessent ao programa "Morning with Maria" da FBN.