A Sabesp iniciou nesta quarta-feira um projeto em parceria com a Vivo, com investimento estimado em R$3,8 bilhões, para a substituição de 4,4 milhões de hidrômetros por modelos inteligentes nas cidades de São Paulo e São José dos Campos.
Os novos medidores possibilitarão o monitoramento do uso de água de hora em hora pelos clientes, diretamente pelo aplicativo da Sabesp, facilitando a identificação de possíveis vazamentos internos e emitindo alertas de consumo elevado por WhatsApp, aplicativo ou e-mail. Além disso, eles também terão sistema de alarme antifurto, que é acionado em caso de tentativa de violação do medidor.
"A troca dos hidrômetros por modelos inteligentes representa um avanço estrutural na forma como a Sabesp gerencia a água e se relaciona com seus clientes. Em um cenário de estiagens prolongadas, a tecnologia nos permite atuar de forma mais precisa, reduzir perdas e oferecer ao consumidor transparência total sobre o consumo", disse o diretor-executivo de Clientes e Tecnologia da Sabesp, Denis Maia.
A empresa disse, em nota, que os clientes irão receber avisos sobre a troca de seu medidor em suas faturas, detalhando o período de execução dos serviços na região em que reside, sem nenhum custo adicional.
"Ao instalar e conectar milhões de hidrômetros inteligentes à nossa rede e integrar tecnologias como IA, IoT e sistemas de gestão, a Vivo viabiliza uma operação mais eficiente, sustentável e orientada por dados, contribuindo para a modernização da infraestrutura urbana, para a melhoria dos serviços essenciais e para a aplicação da tecnologia a favor das pessoas", afirmou a vice-presidente B2B da Vivo, Débora Bortolasi.
A expectativa da Sabesp é que São José dos Campos tenha 100% dos imóveis com medição digital ainda neste ano, enquanto, para a capital paulista, a previsão é até 2029.